Eleições 2024: confira quem são os primeiros pré-candidatos à prefeitura de Campo Grande
O primeiro turno das Eleições de 2024 acontece no dia 6 de outubro em todo país
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As Eleições de 2024 se aproximam e os eleitores já se preparam para escolher os seus candidatos para o primeiro turno, que acontece no dia 6 de outubro em todo Brasil.
Em Campo Grande, pelo menos seis partidos já confirmaram os nomes de seus pré-candidatos em eventos que reuniram políticos e, em outros casos, apenas através das redes sociais. Confira quem são os pré-candidatos:
Adriane Lopes
Pelo Partido Progressista (PP), concorre à reeleição a prefeita Adriane Lopes, apadrinhada pela senadora Tereza Cristina (PP). Então vice-prefeita pelo segundo mandato, Adriane assumiu a Prefeitura Municipal de Campo Grande em 2022 após renúncia de Marquinhos Trad.
André Luís
Vereador em Campo Grande, o professor André Luís se filiou ao PRD (Partido da Renovação Democrática) em março e, em evento de filiação, foi confirmado como o nome da sigla a concorrer como pré-candidato a prefeito da Capital. O vereador foi eleito nas Eleições de 2020 para o primeiro mandato.
André Puccinelli
Ex-prefeito da Capital e ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli seria o nome do MDB (Movimento Democrático Brasileiro). O pré-candidato se coloca na corrida pela cadeira do Executivo através das redes sociais e frequentemente reafirma em entrevistas o interesse em concorrer.
Puccineli foi prefeito de Campo Grande por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 1997 e 2004. Na Governadoria, foi eleito também por dois mandatos e esteve como Chefe do Executivo entre os anos de 2007 e 2014.
Beto Figueiró
Ex-candidato ao senado e ao governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022, Humberto Figueiró será candidato próprio do Partido Novo para a prefeitura de Campo Grande. O anúncio foi feito em março.
Beto Pereira
Pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) está Beto Pereira, que nas redes sociais e em agendas políticas, se afirma como o pré-candidato do partido do governador Eduardo Riedel (PSDB). Beto foi prefeito na cidade de Terenos, a 33 km de Campo Grande, entre os anos de 2005 e 2013. Foi deputado estadual de 2015 a 2019 e deputado federal desde 2019.
Camila Jara
Também deputada federal, mas em primeiro mandato, Camila Jara (PT) é oficialmente a pré-candidata do partido do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, em Campo Grande. No dia 25 de maio, Jara realizou evento para debater o plano de governo para a Capital. Marcelo Freixo compareceu.
Camila foi vereadora em Campo Grande entre 2021 e o final de 2022. Em 2023, assumiu cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília.
Luso Queiroz
Ainda não oficializado pelo partido, mas já se colocando como o nome da corrida à prefeitura, Luso Queiroz seria o pré-candidato da federação PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)-Rede Sustentabilidade.
Rose Modesto
Recentemente, o União Brasil confirmou Rose Modesto como pré-candidata em Campo Grande, em evento que reuniu a cúpula do partido, levando ACM Neto e Antônio Rueda, presidente nacional da sigla.
Rose Modesto foi vereadora em Campo Grande entre os anos de 2009 e 2015, vice-governadora de MS de 2015 ao final de 2018 e foi eleita deputada federal mais votada de Mato Grosso do Sul, com mais de 120 mil votos, nas Eleições de 2018, assumindo mandato em 2019.
Ubirajara Martins
O advogado Ubirajara Borges Martins foi escolhido pelo Partido Democracia Cristã para ser o pré-candidato à prefeitura de Campo Grande. O lançamento da candidatura foi realizado em abril no diretório municipal da Capital.
O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro e já o 2º turno será no dia 27 de outubro, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Partido sem definição para as Eleições de 2024
Em Campo Grande, o PL (Partido Liberal) enfrenta embate para definir o nome de seu pré-candidato. No dia 23 de maio, o presidente municipal da sigla, Tenente Portela (PL), recuou na pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande. Ele disse que aguarda posicionamento do ex-presidente Jair Bolsonaro para ‘decisão final’ sobre o candidato na Capital.
“A decisão final virá do PL nacional e dos nossos líderes presidente Jair Bolsonaro e presidente Valdemar Costa Neto”, disse Portela. Anteriormente, Portela foi dado como nome que já tem aval de Bolsonaro.
O anúncio da pré-candidatura do presidente municipal do PL gerou até desistência do ex-deputado Rafael Tavares (PL), que preferiu deixar a corrida interna do partido em Campo Grande.
Assim, em nota, Portela disse que o foco do PL na cidade é “fortalecer a direita” e “eleger o maior número de vereadores possível”. Sobre o pleito pela Prefeitura de Campo Grande, disse que a legenda tem “excelentes nomes para concorrer a uma candidatura própria”.
*Matéria atualizada em 03/06 para acréscimo de informação
Notícias mais lidas agora
- ‘Stephanie que conhecia não permitiria isso’, relata madrinha de Sophia durante julgamento
- Torturada, estuprada: Jurados terão que ter ‘estômago’ para fotos e relatos dos últimos dias de Sophia
- VÍDEO: Perseguição em bairro de Campo Grande mobiliza diversas viaturas e helicóptero da PMMS
- Avião com destino a Campo Grande bate em outra aeronave no Aeroporto de Congonhas
Últimas Notícias
Empresa de construção coloca à venda ferramentas e maquinários a partir de R$ 100 em leilão virtual
O leilão começa no dia 12 de dezembro
Sala de aula vira ‘hangar’ e exposição da história da aviação em Campo Grande
Alunos entregam produção do ano letivo com recortes, desenhos e até avião de dois metros
Prefeitura abre crédito suplementar de R$ 1,7 milhão para a Agetran
Suplementação consta no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (4)
Trio é preso em entreposto do PCC que abastecia bocas de fumo em Campo Grande
Grupo alegou que local funcionava em ‘consórcio’ com facção e, caso fossem presos, o PCC cederia advogados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.