O avião presidencial com Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 9h35 desta sexta-feira (12) à Base Aérea de . Desembarcaram a equipe do presidente Lula e o Vander Loubet (PT), onde embarcam em dois carros oficiais.

Em instantes, Lula segue para cumprir agenda em Campo Grande, no JBS, às 10 horas. Informação do Planalto é de que nesta sexta-feira ocorre o primeiro embarque de carne para a China após frigoríficos serem habilitados para .

Além da JBS da Capital, outros frigoríficos também foram habilitados para levar carne ao país asiático. A planta é uma das 38 habilitadas pela China para a exportação, em 12 de março. Ao todo, são 24 de processamento de bovinos, 8 de frangos, além de um de termoprocessamento e 5 entrepostos.

Antes da lista recente, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos.

Na JBS, megaestrutura já é montada desde a última quarta-feira (10), para o evento. A vinda a Campo Grande pode ser considerada um aceno ao setor agropecuário do Estado.