Diretor de de – distante cerca de 97 km de -, Adir Diniz, teve áudio vazado em que manda taxistas do município “quebrarem motoristas de aplicativos no pau” por estacionarem em vagas reservadas.

Há meses, os taxistas reclamam da falta de fiscalização na cidade sobre carros de aplicativos e táxis clandestinos que estacionam em pontos credenciados para taxistas. Em áudio (ouça abaixo) encaminhado ao Jornal Midiamax, que seria de conversa com representante da categoria, o diretor incita a violência.

“Sabe o que vocês têm que fazer, André? Eu sei que é uma decisão extrema, mas vocês todos têm que ir todos juntos lá, vai lá e bota o cara para andar, todo mundo desce lá, junta o carro dele e arrasta para fora. Se ele entrar pra dentro quebra ele no pau, aí começa a tomar atitude. Chega um uber lá em Campo Grande e para na fila dos taxistas lá no aeroporto para ver se não leva uma coça”, diz Adir no áudio.

“Vocês mesmo, se pararem na fila dos taxistas lá, vê se os caras não batem em vocês. Agora tem que pegar um cara desse e dar um pau nele, que aí os outros aprumam ou a polícia toma uma posição”, continuou. O áudio foi compartilhado em um grupo de taxistas.

O Jornal Midiamax acionou o diretor para explicar o ocorrido, mas até o fechamento desta matéria não obteve posicionamento sobre o caso. Contudo, o espaço segue aberto para manifestação.

Da mesma forma, a reportagem acionou o prefeito da cidade, João Alfredo Danieze, para saber se alguma medida seria tomada diante da situação e saber seu posicionamento. O chefe do Executivo Municipal disse que tudo não passa de “situações inverídicas e absurdas criadas por eleitores, em ano eleitoral”.

“O áudio não tem este contexto! Não há qualquer determinação em “descer a porrada”. A situação do áudio envolve outros fatos e que são particulares das pessoas envolvidas e, não, da gestão de trânsito propriamente dita! Se for para responder essas picuinhas que chegam até vocês, me desculpe, mas tenho mais o que fazer. E tenho a certeza que você também!”, respondeu o prefeito.

Contenha-se, Adir!

Após responder aos questionamentos da reportagem, o prefeito deu uma bronca em seu secretário, porém, as mensagens foram encaminhadas na conversa com a reportagem: “Só peço que contenha-se, Adir. Áudio vaza!”

Depois apagou as mensagens e tentou se justificar, dizendo que a interpretação que se dá ganha uma conotação diferenciada.

Para finalizar, reduziu as denúncias sérias que o jornal recebe diariamente de moradores em “picuinhas”, pedindo para não ser mais incomodado. “Não me perturbe com picuinhas, por favor! Da próxima vez que você tiver algo sério, será respondido somente por e-mail, e para este tipo de “trabalho”, vou pensar se vou responder ou não”, concluiu. Depois, bloqueou a reportagem.

Ouça o áudio em que o diretor de trânsito de Ribas do Rio Pardo manda taxistas “quebrarem motoristas de aplicativo no pau”:

Descaso na educação

Um dos problemas relatados pela população e denunciados pelo Jornal Midiamax é o descaso com a educação no município. Estudantes da rede municipal perderam o primeiro dia de aula na segunda-feira (19), após a Kombi que faz o transporte escolar atolar na estrada vicinal, próximo ao “Usina do Mimoso”, em Ribas do Rio Pardo.

As imagens mostram o veículo com as quatro rodas atoladas na lama. Moradores relatam que, além dos estudantes, famílias não estão conseguindo sair de casa. O veículo atolou antes de chegar às propriedades rurais.

“Para se ver a situação que estamos. Nossa está esquecida”, disse o morador.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação por e-mail e ligação, mas não obteve retorno.

Ônibus escolar em péssimas condições

Em novembro de 2023, os alunos que moram no assentamento e utilizam o ônibus escolar da linha Stela foram transportados no veículo em péssima condição. No vídeo, compartilhado nas redes sociais do Ribas Ordinário, é possível ver um pedaço do teto caído, e o estofamento do banco rasgado. Além de relatos dos alunos nas redes sociais, que já chegaram atrasados porque o veículo não funcionou.

Denúncias contra prefeito e contrato suspeito investigado

Outras questões que também incomodam os moradores de Ribas do Rio Pardo. Nesta semana, o Jornal Midiamax também denunciou que investigação foi aberta pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para investigar a situação da contratação da empresa Projevia Engenharia Ltda (CNPJ 09.561.046/0001-54) pela Prefeitura de Ribas do Rio Pardo.

A investigação visa apurar eventual ilegalidade na contratação, bem como execução do serviço de tapa buracos pela empresa. A contratação aconteceu por meio de dispensa de licitação.

Assim, foi instaurado o procedimento preparatório. Conforme o Portal da Transparência de Ribas do Rio Pardo, o valor do contrato chega a R$ 1.223.876,61.

Além disso, ainda neste mês, o (Tribunal de Contas do Estado) suspendeu uma licitação milionária e intimou o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze (PT).

O pregão eletrônico nº 42/2023 previa contratar uma empresa de impressão, com fornecimento de insumos originais, com disponibilização de software de gerenciamento de ativos e bilhetagem de páginas impressas. A empresa atenderia às necessidades do gabinete e das secretarias municipais por até R$ 1.185.566,16. 

Entre as possíveis irregularidades, a Divisão do TCE-MS apontou inconsistências no ETP (Estudo Técnico Preliminar). Segundo a equipe do Tribunal, “não há justificativas técnicas suficientes para as especificações selecionadas para o objeto da contratação”.

edital do certame também passou por impugnação e a resposta do município, indicando três pesquisas, foi questionada pelo Tribunal. Assim, o TCE-MS pediu a suspensão da licitação.