‘Atentos para que não haja abusos antidemocráticos’, diz Camila Jara após eleição de Trump
Jara comentou que Trump deverá fazer governo protecionista, o que pode impactar economia de MS
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Da bancada federal de Mato Grosso do Sul, a deputada federal Camila Jara (PT), disse que é necessário manter atenção para que não haja abusos antidemocráticos com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos da América. Assim como outros colegas de bancada, Jara comentou que Trump deverá fazer governo protecionista, o que pode impactar economia de MS.
“O Brasil não é os Estados Unidos. Durante anos, tivemos presidentes republicanos e progressistas, e as relações serão as mais diplomáticas possíveis. A economia estadunidense é importante para a brasileira, em especial para o mercado de commodities e proteínas de MS. No entanto, precisamos estar preparados para lidar com o protecionismo e as barreiras tarifárias defendidas por Trump ao longo da campanha, pois estas devem afetar o mercado chinês e europeu, dois importantes destinos de exportação de celulose, grãos e carnes”, disse.
A parlamentar pontua a necessidade do Brasil estreitar mais relações com a Europa e Mercosul, além da China. “O presidente Lula avançou muito para ampliar as relações comerciais, em especial com a China, que é hoje o principal destino dos produtos sul-mato-grossenses. Precisamos intensificar os laços com a UE, o Mercosul e o mercado chinês. Eles são nossa rota de saída”, afirmou.
Trump é eleito presidente nos EUA
O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, retornará à Casa Branca após quatro anos. Presidente dos Estados Unidos entre 2017 a 2021, agora, retorna para comandar o país norte-americano. Trump é considerado o vencedor das eleições, conforme a projeção da Associated Press, após ultrapassar 270 delegados, marca inalcançável pela adversária Kamala Harris.
Conforme divulgado pelo g1, a vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 (Brasília) desta quarta-feira após o republicano vencer no estado de Wisconsin. A vitória repercutiu no mundo e autoridades e lideranças já o parabenizaram.
Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e na Geórgia, e está à frente em Michigan, Nevada e Arizona.
Durante a madrugada, antes mesmo de Kamala reconhecer a derrota, Trump fez um discurso da vitória na Flórida. Ele falou sobre imigração ilegal, disse que o seu slogan será “promessas feitas serão cumpridas” e pregou a união entre todos os americanos.
A projeção do resultado feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação não é oficial, mas é historicamente aceita pela sociedade americana em eleições presidenciais. Macron, Netanyahu, Milei e Giorgia Meloni cumprimentaram o norte-americano.
Notícias mais lidas agora
- Bebê de dois meses morre vítima de Covid-19 em Campo Grande
- Após denunciar condições de trabalho no Presídio Federal de MS, enfermeiro é encontrado morto
- Mulher é presa por jogar soda cáustica no marido depois de discussão por dinheiro em MS
- Perseguição, ameaças: Simone, morta com tiro na cabeça, relatou medo de ex-marido antes do crime
Últimas Notícias
Fogo destruiu 20,8% do Pantanal de MS entre janeiro e 4 de novembro de 2024
Em 2024, o tamanho de área queimada no estado é praticamente 6 vezes maior que o registrado no ano passado
Vini Jr comanda doações entre jogadores do Real Madrid para vítimas das enchentes em Valência
Ele pediu aos companheiros que fizessem doações de forma sigilosa para as entidades envolvidas no socorro aos desabrigados na região
Construtora abre 35 vagas de emprego em empreendimentos em Campo Grande
Oportunidades são para servente, eletricista, porteiro, armador de ferragem, carpinteiro e pedreiro
Caso Sophia: Mãe e padrasto são condenados a 4 anos por maus-tratos a cachorro morto em casa
Julgamento pela morte da menina acontece nos próximos dias 4 e 5 de dezembro no Fórum de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.