Na Ordem do Dia, desta quinta-feira (18), os deputados da Alems ( Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovaram quatro propostas. Excepcionalmente, a votação dos projetos ocorreu antes do grande expediente.

Isso porque houve um atraso de parte dos deputados que compareceram a um evento no Bioparque , em que estava presente a ministra do Ministério do e Mudança do Clima, Marina Silva, bem como outras figuras políticas.

Logo, a sessão começou com cerca de uma hora de atraso e, conforme prevê a regra, a Ordem do Dia deve ser iniciada no máximo até às 11h. Desse modo, a discussão do grande expediente ficou para o final da sessão parlamentar.

Ordem do Dia

Os deputados estaduais votaram e aprovaram quatro propostas, sendo três delas em segunda discussão. Foi aprovado o Projeto de Lei nº 307/2023, do deputado Pedrossian Neto (PSD), que proíbe ações de telemarketing via ligação telefônica realizada por robôs, bots ou qualquer programa de software que execute tarefas automatizadas, repetitivas e predefinidas no Estado de Mato Grosso do Sul.

A justificativa da proposta enfatiza que as ações de telemarketing oferecem ao consumidor produtos e serviços sem que tenham sido solicitados, impactando a qualidade de vida das pessoas e ainda atrapalhando suas relações, gerando transtorno com ligações frequentes e insistentes.

Também foi aprovado o Projeto de Lei 273/2023, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que visa instituir ao município de o cognome de Vale dos Dinossauros. Conforme o parlamentar, o projeto tem fundamento no potencial turístico e no valor histórico e científico que o título pode conferir à cidade, além do anseio da comunidade local. Nioaque é um local que guarda rastros fossilizados de dinossauros, uma descoberta científica de grande relevância.

Proposto pelo deputado Junior Mochi, o Projeto de Lei 30/2024 institui o Dia da Defensora e do Defensor Público no Estado de Mato Grosso do Sul, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de maio.

Já em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 63/2024, de autoria do Tribunal de Contas, a proposta revoga o art. 7º da Lei n. 4.853, de 27 de abril de 2016, e acrescenta os artigos 19-D e 19-E na Lei n. 3.877, de 31 de março de 2010, que dispõe sobre a consolidação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul.

Como acompanhar a sessão

As sessões são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia a partir das 9h, e podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMS no canal 7.2, sinal aberto, canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.