O (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil para apurar a regularidade do pedido e pagamento de diárias para o vereador Rener Barbosa (PSDB), de . O foi publicado na edição desta segunda-feira (3) do DOMPMS (Diário Oficial do MPMS).

A investigação deriva de uma denúncia anônima apresentada em agosto de 2022. Na época, o cidadão alega que Rener viajou para um evento em (SP), mas foi flagrado em show em um teatro, no qual admite até que foi assistir ao jogo de futebol.

No diálogo com o comediante Renato Albani, o parlamentar primeiro diz ser público. Questionado pelo humorista, ele admitiu ser vereador. “A minha bandeira é a educação infantil”, disse em meio ao público.

Apesar de ter pedido cinco diárias para participar de um evento para vereadores, Rener disse durante o show que estava na capital paulista a passeio. “Na verdade, vim assistir o São Paulo”, afirmou.

Na época, o Tricolor paulista jogou contra o Red Bull Bragantino no Morumbi, em 14 de agosto de 2022. “Volto amanhã”, concluiu Rener no fim de sua participação no show.

Presidente da Câmara de Maracaju diz que vereador prestou contas

O caso foi denunciado à Ouvidoria do MPMS, e a 1ª Promotoria de Justiça de Maracaju abriu uma notícia de fato, em outubro do ano passado, para investigar a situação.

Em novembro, o então presidente da Câmara Municipal, Robert Ziemann (PSDB) informou ao MP que Rener prestou devidamente as contas da viagem, chegando a entregar um certificado que comprova sua presença no evento.

Na ocasião, a apuração da Promotoria foi prorrogada por mais 90 dias. Como a Promotoria ainda investiga se o evento de fato aconteceu, o caso foi transformado em inquérito civil.

Ao Jornal Midiamax, o vereador Rener Barbosa apenas informou que o show do qual participou foi em 7 de agosto de 2022, dois dias antes da viagem oficial. Ele enviou à reportagem os comprovantes de voos que fez entre 5 e 8 de agosto, antes de participar do evento na capital paulista.

*(Atualização às 10h19 para acréscimo de informação)