Diferentemente dos cargos do Executivo, no Legislativo, o ano começa em fevereiro. Em 2023, os vereadores, deputados estaduais e os federais iniciam suas atividades a partir do dia 1º.

Os deputados estaduais e federais iniciam uma nova legislatura neste ano, já que foram eleitos em 2022. São 24 deputados na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) – deste total, cinco começam seu primeiro mandato e outros 19 foram reeleitos.

A solenidade será na Casa de Leis de MS, no Parque dos Poderes, a partir das 9h, com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB). Ele foi eleito no ano passado e tomou posse em 1º de janeiro.

No mesmo dia, os 24 vão eleger a Mesa Diretora. As conversas apontam consenso em torno de Gerson Claro (PP) na presidência, o principal cargo do parlamento.

Em Brasília, os deputados federais vão tomar posse de seus mandatos no mesmo dia, às 10h (horário da capital federal). São 513 deputados no Brasil, dos quais, 8 são de Mato Grosso do Sul. A metade foi reeleita, enquanto os outros são novatos.

Da mesma forma, os parlamentares vão eleger a Mesa Diretora. Ainda em 1º de fevereiro, os senadores eleitos em 2022 têm sessão solene para tomarem posse de seus cargos, às 15h.

São 81 representantes brasileiros e 3 são de MS: (União), (PSD) e Tereza Cristina (PP), que estreia no Senado – somente ela, com os demais eleitos no ano passado, vão ao evento.

Já os parlamentares de dão continuidade aos mandatos em sessão solene na quinta-feira (2), a partir das 9h, na Municipal. São 29 vereadores que, para atual legislatura, foram eleitos em 2020 e seguem até 2024.