Os vereadores da Câmara Municipal de aprovaram dez projetos, sendo cindo deles, em regime de urgência, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (3). Dentre as propostas, Frente Parlamentar de acompanhamento da implantação da Rota de Integração Latino-americana (RILA), a chamada , além de propostas voltadas à educação, inclusão, acessibilidade, entre outros.

Foi aprovado, segundo a assessoria de imprensa da Casa de Leis, em urgência e em única discussão, o Projeto de Resolução que institui a Frente Parlamentar de acompanhamento da implantação da Rota de Integração Latino-americana (RILA), também conhecida como Rota Bioceânica ou Corredor Bioceânico – Frente Pró-RILA.

Um dos objetivos é acompanhar e analisar programas, projetos e atividades referentes aos aspectos econômico e logístico da implantação e operacionalização da RILA. A Frente será composta pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), autora do projeto, e pelos vereadores Carlos Augusto Borges, Carlão (PSB), Otávio Trad (PSD), Claudinho Serra (PSDB), Betinho (Republicanos), Papy (Solidariedade), Junior Coringa (PSD), Beto Avelar (PSD) e William Maksoud (PTB).

Também em urgência, em única discussão, foi aprovado o Projeto de Lei, de autoria do vereador Papy (Solidariedade), que cria o Grupo de Trabalho para Estudos e Ações das Políticas Públicas de Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GTEAUT), com a finalidade de promover discussão e debates de propostas de ações públicas, em conjunto com a sociedade civil, para a promoção do tratamento de saúde, o atendimento educacional especializado e o acompanhamento de medidas de assistência social às pessoas com transtorno do espectro autista. Pela proposta, o grupo deve se reunir a cada 15 dias.

Ainda foi aprovado Projeto de Lei Complementar de autoria do vereador Prof. Juari (PSD), que contempla o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Pela proposta, também aprovada em regime de urgência, em única discussão, o membro do Magistério em estágio probatório que não estiver afastado do órgão no qual se encontra lotado não terá interrompida nem suspensa a contagem de tempo de efetivo exercício para declaração de estabilidade.

Também foi aprovado, em urgência, o Projeto de Lei 11.057/23, de autoria da Mesa Diretora, que altera o Anexo II da Lei n. 7.024, de 10 de abril de 2023, que institui o Plano de Aplicação de Recursos do Fundo de Investimentos Sociais. A proposta atende a pedido do vereador Junior Coringa (PSD), para substituição de entidade para receber recursos, em razão de documentações necessárias.

Ainda em urgência, em turno único de discussão, foi aprovado o PL do vereador (PSDB), que institui no Calendário Oficial de Eventos de Campo Grande o Festival da Carne, a ser comemorado e realizado anualmente no mês de setembro.

Pauta – Já em primeira discussão e votação, foi aprovado o PL, do vereador Dr. Victor Rocha (PP), que institui a data de 27 de janeiro como o Dia Municipal de Conscientização da e Proteção Contra Incêndio.

Também foi aprovado o projeto de lei, assinado pelo vereador Papy, que dispõe sobre o Programa de Ações Preventivas ao Luto Infantil na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande.

Ainda foi aprovado o PL do vereador Edu (Patriota), que institui o combate à violência doméstica e a importunação sexual como temas a serem abordados no contraturno das escolas municipais de educação integral.

Ainda em primeira discussão, os vereadores aprovaram o projeto de lei do vereador Prof. Juari, que declara de Utilidade Pública Municipal o Movimento de Associadas Gestantes e Mulheres em Ação (Magma), organização sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Campo Grande.

E, por fim, foi aprovado o projeto de lei, que institui a Semana Municipal da Acessibilidade na Capital. A data será celebrada anualmente na primeira semana de dezembro. A proposta é de autoria do vereador Coronel Villasanti (União Brasil).