Pular para o conteúdo
Política

Tonico Benites é nomeado coordenador regional da Funai em Ponta Porã

Pós-doutor pela UFRJ trabalhou na educação indígena do Estado
Adriel Mattos -
Tonico Benites
Tonico Benites durante reunião de CPI na Assembleia Legislativa, em 2016. (Foto: Wagner Guimarães, Arquivo, Alems)

O secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, nomeou o indígena Tonico Benites como coordenador regional da (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) em . A portaria de pessoal foi publicada na edição desta quinta-feira (30).

Benites é graduado em Pedagogia pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), mestre em Antropologia Social pela UFRJ (Universidade Federal do ), doutor em Antropologia Social pela UFRJ e pós-doutor pela UFRJ.

Conforme o currículo divulgado na Plataforma Lattes, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ele foi ainda coordenador do Centro Estadual de Formação Intercultural de Professores Indígenas da SED/MS (Secretaria de Estado de Educação).

Benites atua nas áreas de “movimento étnico político dos povos indígenas, movimento contemporâneo do povo Guarani e Kaiowá, violações de direitos humanos indígenas, violências contra os povos indígenas Guarani e Kaiowá, educação indígena e educação escolar intercultural e bilíngues”.

Postos ocupados

Até o momento, foram nomeados apenas os superintendentes da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Os demais postos ainda são objeto de discussão, como o Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena).

Em janeiro, o delegado Agnaldo Mendonça Alves foi designado superintendente da PF no Estado. O servidor já atuou no e em Alagoas, onde chefiou a corporação.

No último dia 3, João Paulo Pinheiro Bueno foi nomeado superintendente da PRF. Ele ficou de fora da lista do SinPRF/MS (Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais) para a superintendência regional porque teria anunciado a candidatura uma hora antes da abertura da votação online.

Indicações para cargos federais em MS

O diretório estadual do PT está discutindo nomes de pessoas que possam assumir cargos de terceiro escalão do governo federal em Mato Grosso do Sul. Entre as indicações e as nomeações, a conclusão desse processo deve se estender até fevereiro.

O presidente estadual do PT, Vladimir Ferreira, disse que a legenda considera alguns órgãos como prioridade e que partidos aliados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva também participarão das conversas.

“Iniciamos a discussão sobre espaços que consideramos prioritários, como a Funai e o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]. Teremos aliados e quadros novos, mas não vamos adiantar nomes enquanto não construirmos essa lista”, comentou.

PV e PCdoB, que formam com o PT a Federação Brasil de Esperança, a federação PSOL-Rede, PSB e União Brasil são os partidos que devem indicar nomes, que serão submetidos à presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

“Os ministros ainda estão tomando posse e se inteirando da situação. O governo foi reestruturado, então isso deve se estender ao longo de janeiro e fevereiro”, destacou Ferreira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vander Loubet recebe ministro Alexandre Padilha e anuncia investimentos para saúde de MS

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

Últimas Notícias

Esportes

Novo líder do Brasileirão, Cruzeiro bate Fluminense e ofusca adeus de Arias

Em grande fase, Raposa não perde no campeonato há três meses

Política

Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é ‘chantagem inaceitável’

Presidente ressalta que responderá a ameaças dos EUA com diplomacia

Polícia

Criança de 9 anos morre eletrocutada após caminhão bater em poste de energia em Itaquiraí

Pelo menos quatro pessoas, inclusive dois menores, precisaram de atendimento médico

Loterias

Ninguém acerta dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 25 milhões

Próximo sorteio acontece no sábado, dia 19 de julho