Pular para o conteúdo
Política

Sônia Guajajara deve voltar a MS e participar de Grande Assembleia Aty Guasu

Ministra passou por MS há menos de uma semana e retornará para nova agenda em Caarapó
Dândara Genelhú -
sonia ministra
Ministra em passagem por MS (Alicce Rodrigues; Midiamax)

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, deve retornar ao Estado para participar da Grande Aty Guasu na sexta-feira (24). A ministra passou por com a Caravana “Participa, Parente!” na última quarta-feira (15).

Desde esta terça-feira (21) até o domingo (26), a Caravana “Participa, Parente!” estará em Caarapó. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, cerca de 1 mil indígenas participarão da assembleia.

Esta será a oportunidade de expressar os posicionamentos em relação às políticas indigenistas. Além disso, eles votarão para eleger os representantes que vão compor o CNPI (Conselho Nacional de Política Indigenista).

Segundo o Ministério, o CNPI “desempenha um papel fundamental, propondo objetivos e princípios para políticas públicas destinadas aos povos indígenas, acompanhando a execução do Orçamento Geral da União, apoiando eventos organizados pelos povos indígenas e monitorando ameaças ou violações de direitos”.

Passagem por MS

Prefeitos de 15 cidades de Mato Grosso do Sul pediram a implantação de um novo Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) no Estado. Eles participaram de encontro com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, na quarta-feira (15).

A ministra veio ao Estado na Comitiva ‘Participa Parentes’, com autoridades da (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e do Ministério da Saúde. Ela lembrou que os prefeitos presentes possuem população indígena nos municípios.

“A ideia é a gente aproximar essa relação para a gente pensar a implementação de políticas públicas dentro dos territórios indígenas”, destacou. O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Júnior, destacou três reivindicações dos prefeitos.

“Nós pedimos foi o apoio do Ministério junto ao Dsei, também a criação de um novo Dsei para poder atender a outra região do nosso estado. Nós temos aqui a terceira maior população, nós temos apenas um polo para atender toda essa população”, justificou o pedido.

Ele também lembrou da falta de água nas aldeias em Dourados. “Uma dessas reivindicações é exatamente a rede de água potável, é notório o crescimento que essa comunidade indígena teve e essa falta de água vem assolando em todos esses municípios”, disse o presidente.

Ao todo, 15 municípios participaram da reunião. São eles: Antônio João, Bela Vista, Aquidauana, Amambai, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Japorã, Miranda, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sidrolândia e Tacuru.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eliminatórias: Brasil sucumbe à altitude e é derrotado pela Bolívia

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

loteria

Bolão em Campo Grande fatura R$ 102 mil com cinco números da Mega

Motorista de carreta morre preso às ferragens em tombamento na BR-262

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

Câmara aprova projeto que tipifica exercício ilegal da veterinária

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhador de 22 anos morre soterrado em obra

Acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Esportes

Venezuela leva virada da Colômbia em casa e perde vaga na repescagem da Copa para a Bolívia

Não será em 2026 que a Venezuela vai disputar sua primeira Copa do Mundo

Polícia

Dois são presos com 254 kg de cocaína e armas na BR-262

Os dois homens disseram que não sabiam da existência das drogas

Trânsito

Quatro ficam feridos em acidente entre motos no Aero Rancho

Ficaram feridas em um acidente na Rua Berta Lúcia