Cumprindo agenda no Chile, o governador (PSDB), visitou as instalações da Arauco nesta quarta-feira (26) para negociar as contrapartidas que serão investidas em na instalação da fábrica florestal. A empresa deve injetar US$ 3 bilhões em recursos, o equivalente a R$ 14 bilhões para ativar a planta.

O polo será implantado no ‘Vale da Celulose' a partir de 2025 com a geração de 12 mil empregos durante as obras. A previsão para o início das operações é para 2028. Essa é a primeira planta de celulose da empresa no Brasil, já havendo cinco delas no Chile.

O empreendimento tem capacidade de produção anual de 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada. O projeto prevê baixo consumo de água, baixas emissões, baixo ruído e mínima geração de resíduos.

Em Mato Grosso do Sul, a Arauco já possui a Mahal, empresa florestal que tem mais de 60 mil hectares de florestas cultivadas em seis cidades na costa leste sul-mato-grossense: Inocência, Água Clara, Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Selvíria e Chapadão do Sul.

A nova fábrica de celulose terá proposta de alta eficiência energética, criando um excedente de elétrica de 200 mW oriundo de biocombustível em forno de cal, a biomassa gaseificada. Além disso, o local de sua instalação é estratégico: a 50 km da área urbana de Inocência, na margem esquerda do rio Sucuriú e a 100 km do rio Paraná, tudo isso a 4 km da MS-377 e a 47 km da ferrovia de bitola larga.