Pular para o conteúdo
Política

Queixas sobre nomeação e eleição da Mesa Diretora da Alems movimentaram a semana política de MS

MS também teve movimentação política nacional com a nomeação de sul-mato-grossenses e declarações da ministra do Planejamento e Orçamento
Dândara Genelhú -
política governo projetos deputados alems (1)
Plenário da Alems. Foto: Divulgação, Alems

A semana política de foi marcada pela movimentação para a da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Além de queixas sobre a nomeação da nova secretária de Cultura e Turismo de .

Enquanto a presidência e primeira secretaria têm grande disputa na, a bancada do MDB se articula para garantir outra posição na Mesa Diretora. Eles tentam a primeira vice-presidência.

Na terça-feira (17), o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), disse que acompanha a eleição da Mesa Diretora da Alems. Contudo, vai depender dos pré-candidatos conquistarem votos.

Nomeações e espaço nos escalões do Governo

O PT apresentou nomes para assumir a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e outras subsecretarias no Governo de MS. Assim, o governador nomeou duas das indicações do Partido dos Trabalhadores.

Washington Willeman de Souza assumiu como diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Enquanto Humberto de Mello Ferreira ficou como secretário-executivo na Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar, dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais.

O cenário político de MS se define com o passar dos dias e as legendas já miram nas Eleições de 2024. O PT de confirmou o advogado Tiago Botelho como candidato para a prefeitura de Dourados.

Setor da cultura critica nomeação

Mara Bethânica Gurgel assumiu na quarta-feira (18) a Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande. Anteriormente, Mara foi secretária adjunta da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio).

A passagem do agro para o setor cultural não agradou entidades da Capital. Assim, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e associações da Cultura indicaram um novo nome para assumir a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande).

A semana política campo-grandense também foi marcada pelas cobranças dos vereadores em relação ao serviço de transporte coletivo da Capital. Após greve realizada pelos motoristas de ônibus nesta quarta-feira (18), vereadores de Campo Grande se manifestaram contrários ao Consórcio Guaicurus.

Parlamentares também falaram sobre revisão do contrato entre o Prefeitura e a empresa. Além disso, disseram que a Prefeitura de Campo Grande não fiscaliza o transporte público.

MS nos Ministérios

O advogado Eloy Terena foi nomeado secretário-executivo do Ministério dos Povos Originários. Assim, integra o Ministério comandado por Sônia Guajajara.

Nesta semana, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), disse que o Orçamento Federal precisa ter uma visão de médio e longo prazo. “Essa miopia orçamentária, essa visão de curto prazo, não está dando certo”, afirmou a sul-mato-grossense.

Por fim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reprovou a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Atos Antidemocráticos — proposta pela senadora de MS, Soraya Thronicke (União). “Pode criar uma confusão tremenda”, afirmou o presidente da República.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preparador físico do Fluminense morre, vítima de câncer, aos 38 anos

Aprovado projeto de lei que obriga cancelamento de internet de forma on-line em MS

câmara projetos salário

Moção de protesto contra grito de PM não é aprovada pela Câmara de Campo Grande

Advogado e colunista da Forbes fala sobre empreenderismo com estudantes de direito em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

detran-ms

Servidora pivô de fraudes no Detran-MS se livra de tornozeleira eletrônica

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

CCR MSVia muda nome para Motiva Pantanal e anuncia R$ 9,3 bilhões em obras na BR-163

Últimas Notícias

Política

‘Projeto de vingança’: vereadores criticam prisão de Bolsonaro após semana de mobilizações

Ao longo dos últimos 15 dias, Ana Portela e Rafael mobilizaram buzinaços e adesivaços em protesto a Moraes e Lula

Esportes

Pantanal Vôlei entra em quadra para lutar pela liderança de grupo na Superliga C

Competição na categoria adulto masculino é primeiro passo para que time campo-grandense busque subir de divisão nacional

Mundo

Tremor é registrado na Região Metropolitana de Nova York

Não há relato de vítimas ou danos

Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem mais de 254 mil estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia paga por ano, em média, R$ 3,2 mil a cada estudante de Mato Grosso do Sul