Para promover a difusão de informações sobre o TPS (Transtorno de Processamento Sensorial), o deputado estadual (PL) apresentou de Lei para que seja instituída Campanha de Conscientização do TPS em Mato Grosso do Sul. 

O transtorno causa alterações em aspectos sensoriais básicos como audição, paladar, tato, visão ou olfato, devido a uma dificuldade no cérebro em processar os estímulos.

“O transtorno não é tão incomum e nossa proposta é que sejam feitas campanhas nas unidades de saúde, promovendo a divulgação de informações sobre os principais sinais e sintomas do TPS em crianças, e assim, incentivarmos o diagnóstico para que seja feito o tratamento adequado”, destaca Neno Razuk ao defender o projeto apresentado. 

Para o parlamentar é importante disseminar informações e a busca por atendimento. “Há terapias disponíveis e quando se tem diagnóstico precoce e informações sobre os tratamentos recomendados amplia-se o atendimento. Nosso projeto visa ainda sensibilizar os profissionais de saúde e educação sobre o tema, além de oferecer suporte às famílias de crianças com TPS”. 

Ele ainda lembra que a falta de diagnóstico acaba atrapalhando o desenvolvimento infantil. “Campanhas de conscientização tem trazidos bons resultados para promoção de informações, contribuindo para que essas pessoas tenham apoio e acesso a tratamentos adequados e assim consigam o desenvolvimento pleno de suas capacidades”, defende. 

A proposição versa que em caso de aprovação, caberá ao regulamentar a lei para a efetiva aplicação. O PL será apreciado pela CCJR (Comissão de Constituição e Justiça e Redação) e caso aprovado será levado para votação em plenário em dois turnos.

Saiba Mais