Projeto quer instituir campanha de conscientização do TPS em Mato Grosso do Sul
A proposta ainda será avaliada pela CCJR da Assembleia Legislativa
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
![](https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2023/10/03103915/neno-1-1.jpg)
Para promover a difusão de informações sobre o TPS (Transtorno de Processamento Sensorial), o deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou Projeto de Lei para que seja instituída Campanha de Conscientização do TPS em Mato Grosso do Sul.
O transtorno causa alterações em aspectos sensoriais básicos como audição, paladar, tato, visão ou olfato, devido a uma dificuldade no cérebro em processar os estímulos.
“O transtorno não é tão incomum e nossa proposta é que sejam feitas campanhas nas unidades de saúde, promovendo a divulgação de informações sobre os principais sinais e sintomas do TPS em crianças, e assim, incentivarmos o diagnóstico para que seja feito o tratamento adequado”, destaca Neno Razuk ao defender o projeto apresentado.
Para o parlamentar é importante disseminar informações e a busca por atendimento. “Há terapias disponíveis e quando se tem diagnóstico precoce e informações sobre os tratamentos recomendados amplia-se o atendimento. Nosso projeto visa ainda sensibilizar os profissionais de saúde e educação sobre o tema, além de oferecer suporte às famílias de crianças com TPS”.
Ele ainda lembra que a falta de diagnóstico acaba atrapalhando o desenvolvimento infantil. “Campanhas de conscientização tem trazidos bons resultados para promoção de informações, contribuindo para que essas pessoas tenham apoio e acesso a tratamentos adequados e assim consigam o desenvolvimento pleno de suas capacidades”, defende.
A proposição versa que em caso de aprovação, caberá ao Poder Executivo regulamentar a lei para a efetiva aplicação. O PL será apreciado pela CCJR (Comissão de Constituição e Justiça e Redação) e caso aprovado será levado para votação em plenário em dois turnos.
Notícias mais lidas agora
- Justiça mantém prisão de dupla por matar Pâmela queimada com gasolina em Campo Grande
- Morre travesti que teve 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- Às vésperas de novo aumento da tarifa, Câmara sinaliza liberar milhões de reais ao Consórcio Guaicurus
- Prefeitura terá que aumentar tarifa do Consórcio Guaicurus sob pena de multa de R$ 50 mil por dia
Últimas Notícias
Dupla em moto mata dois e deixa mulher ferida a tiros em bar
Os dois homens morreram no local e a mulher ficou ferida
Homem é atingido por tiros no Jardim Colúmbia
O caso aconteceu no cruzamento da Avenida Uraçá com a Rua Maicurú
Jovem executado a tiros na Nhanhá já foi condenado por participação em homicídio
Foi morto a tiros por uma dupla de moto na noite desta terça
Policial militar da reserva em surto mobiliza equipes por mais de 11 horas
Essa não seria a primeira vez que o policial fica agitado no imóvel
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.