Pular para o conteúdo
Política

Projeto de lei na Alems quer tornar Campo Grande a Capital do Agro

Ao apresentar proposta, deputado defendeu que a Capital é destaque na produção agropecuária
Karine Alencar -
Compartilhar
campo-grandenses
Visão aérea de Campo Grande - (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Campo Grande pode se tornar a ‘Capital do Agro’, caso projeto apresentado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul seja aprovado. O Projeto de Lei 251/2023, que pretende dar a nomenclatura à cidade, começou a tramitar na Casa de Leis no dia 23 de agosto.

A proposição é do deputado Marcio Fernandes (MDB). O parlamentar justificou que “Várias capitais do Brasil brigam para ostentar o título de capital brasileira do agronegócio. Algumas podem até centralizar os serviços e a produção de seus estados, de alta produção agropecuária, mas nenhuma delas produz e aufere tanto rendimento quanto Campo Grande. A capital de Mato Grosso do Sul é a capital de um estado brasileiro que mais fatura com a produção agropecuária, que tem mais área plantada e que tem a maior produção em toneladas”, defendeu Marcio.

De acordo com levantamento feito por ele, na pesquisa de Produção Agrícola Municipal, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou no fim de 2022 que a capital sul-mato-grossense teve um faturamento bruto da produção agrícola de R$ 1,231 bilhão, resultado de uma produção de 738.379 toneladas de produtos colhidos em uma área plantada de 161.064 hectares.

“A combinação entre o valor bruto da produção, a produção colhida e a área plantada também faz da Cidade Morena a mais rentável na produção, no comparativo entre as demais capitais brasileiras”, constatou Marcio Fernandes. Agora, a matéria segue para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados