Pular para o conteúdo
Política

Projeto de Antônio Vaz quer converter prazo de dias para meses por multa do ITCD em MS

O parlamentar justificou que a contagem do prazo em meses é mais fácil
Evelin Cáceres -
Deputado estadual Antonio Vaz quer investigação aprofundada sobre o caso. (Foto: Luciana Nassar/Alems)

O deputado estadual Antônio Vaz (Republicanos) apresentou nesta semana projeto de lei 165/2023 na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), que visa alterar o artigo 135, da Lei Estadual 1.810/1997, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado e dá outras providências, no que tange o ITCD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação).

A proposta quer alterar que o ITCD deve ser “acrescido de multa de vinte por cento, quando o inventário for requerido depois de 2 (dois) meses da abertura da sucessão” e que, “se o dia do vencimento cair em final de semana ou feriado, considerar-se-á prorrogado o prazo até o seguinte dia útil”. Na atual lei diz que a multa será acrescida “quando o inventário for requerido depois de sessenta dias da abertura da sucessão”.

O parlamentar justificou que a contagem do prazo em meses é mais fácil para a população em geral, o que se recomenda, ainda mais sendo um momento de perda de um ente querido. “Com efeito, a alteração ora trazida, ao estabelecer o prazo de dois meses, contribuirá para que se evite uma enxurrada de procedimentos administrativos e até judiciais contra o Estado do Mato Grosso do Sul por aplicação de multas indevidas aos contribuintes”, explicou Antonio Vaz.

A proposta agora segue para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Garupa morre após motociclista atropelar capivara na MS-450

VÍDEO: Ladrão é pego no flagra tentando furtar mercado e leva susto de proprietário

Morre Paulo Yonamine, ex-vereador de Campo Grande, aos 88 anos

Guerra comercial de Trump ameaça propano, uma das principais exportações de energia dos EUA

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

Missa Páscoa 2022

Confira a programação: Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição do Senhor

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

Multas de trânsito, ave símbolo e carreira no MPMS: confira PLs aprovados na Alems na Semana Santa

Últimas Notícias

Cotidiano

No domingo de Páscoa, fiéis se reúnem em feira para celebração com bispo Dom Vitório

Cerca de 100 pessoas compareceram ao local para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo

Cotidiano

Aberto pela chuva, buraco na avenida Nelly Martins é fechado após 24 horas

Rompimento no poço de visitação gerou cratera

Famosos

Irmã de Chico Buarque, cantora Cristina morre aos 74 anos

A causa da morte de Cristina não foi divulgada

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições para concurso da Conab com vagas para MS

Para Mato Grosso do Sul, há vagas para profissionais da Administração, Ciências Contábeis e Engenheira Agronômica