A Petrobras teria sinalizado de forma positiva sobre a possível retomada das obras da (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas, distante 325 quilômetros de Campo Grande. O deputado Federal Vander Loubet (PT), teria entrado em contato com a empresa neste domingo (12).

“Ontem eu entrei em contato com a Petrobras para conversar sobre a retomada das obras da UFN3. A empresa demonstrou interesse em voltar aos trabalhos. Estamos nos reunindo com ministros e os projetos estão se consolidando”, disse o deputado.

O Secretário da do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Rocha, diz que possíveis negociações com a Petrobras devem ficar para o mês de abril, já que o presidente assume o cargo no próximo dia 1º.

“Estamos esperando o Jean Paul Prates assumir a presidência da Petrobras que deve acontecer no dia 1º de abril para avançar com as negociações. O valor total para finalizar a é de R$ 700 milhões”, adiantou.

Petrobras iniciou construção da UFN3 em 2011

A construção da UFN3 em Três Lagoas teve início em 2011 e a obra foi paralisada em dezembro de 2014 com 81% de conclusão, após a Petrobras romper o contrato com o consórcio responsável pela obra. A estatal colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no segmento de fertilizantes.

Em 2022, grupo russo Acron manifestou interesse na compra da fábrica. Negociações foram iniciadas, mas restaram fracassadas no final de abril porque o plano de negócios proposto pelo potencial comprador queria rebaixar a fábrica para uma indústria misturadora de fertilizantes, condição que não teve aprovação do Governo do Estado.

Saiba Mais