Indígenas de Mato Grosso do Sul protestam na Assembleia contra votação do marco temporal
Durante a tarde, a mobilização será na praça Ary Coelho
Evelin Cáceres, Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Movimentos indígenas e apoiadores fazem protesto nesta terça-feira (30) contra a aprovação do PL 490, que trata do marco temporal, a ser votado hoje em Brasília. Durante a tarde, a mobilização será na praça Ary Coelho.
A mobilização é feita pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Conselho Terena, Kuñangue Aty Guasu, Aty Guasu, movimentos sociais. Segundo a Articulação, a aprovação do projeto de lei é danosa porque torna lei a tese do marco temporal, que inviabiliza demarcação de territórios indígenas após 1988, ou seja, apenas quem estava na terra nesta data terá direito ao seu reconhecimento.
Também por transferir a competência para a demarcação de terras indígenas do poder executivo para o poder legislativo, violar o direito de consulta livre, prévia e informada aos povos indígenas, permitindo a implantação de mineração e grandes empreendimentos em seus territórios, possibilitar à União tomar áreas reservadas aos indígenas quando verificada a “alteração dos traços culturais da comunidade ou por outros fatores ocasionados pelo decurso do tempo” e flexibilizar e desrespeitar a política indigenista do não contato com os povos indígenas isolados.
Para a coordenadora executiva da APIB, Val Eloy Terena, a aprovação do PL 490/07 é um retrocesso sem precedentes para os direitos dos povos indígenas. “Mato Grosso do Sul é um estado que tem um grande histórico de violência contra os povos indígenas, principalmente com os Guaranis Kaiowá, logo os políticos daqui não podem se eximir dessa pauta e devem se mobilizar para garantir nossos direitos”, pontua.
“Essa aprovação fará com que o agronegócio avance ainda mais sobre nossas terras, este que já causa uma enorme destruição. Temos a segunda maior população indígena do país e isso não nos trará benefício nenhum. Essa mobilização é para dar o recado e dizer que estamos atentos a nossos direitos e prontos para lutar, tudo o que conquistamos até hoje foi assim, na base do nosso próprio movimento. O movimento indígena continua aqui, atento!”, destaca Val Eloy.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.