Pular para o conteúdo
Política

Festa do Toro Candil é declarada como patrimônio imaterial e cultural do Estado

radição há cerca de 70 anos, a festa começou no período pós-guerra do Paraguai, quando mulheres paraguaias migraram para Porto Murtinho
Mariane Chianezi -
Cheia de identidade, Porto Murtinho se prepara para festividades do Toro Candil em dezembro (Leandro Benites, Arquivo Pessoal)

O presidente da Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado (PP), assinou o Decreto Legislativo 780/2023, publicado nesta quinta-feira (7) no Diário Oficial do Legislativo, que declara a festa do Toro Candil de -MS como patrimônio imaterial e cultural do Estado de Mato Grosso do Sul. 

A norma, de autoria do deputado estadual reconhece a importância histórica, cultural e social para a população sul-mato-grossense. O Toro Candil é comemorado no dia 8 de dezembro, na celebração do dia da Nossa Senhora do Caacupê.

“O reconhecimento da festa popular do Toro Candil como patrimônio imaterial e cultural do Estado consiste na valorização desta importante prática cultural do povo murtinhense, que ocorre em sinergia com o povo paraguaio, fortalecendo a identidade e os laços sociais e culturais históricos entre os povos irmãos da fronteira sul-mato-grossense com o Paraguai”, justificou o deputado.

Conforme o  documento, o Poder Executivo, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, deverá promover a adoção de medidas cabíveis para registro do bem de que trata o decreto, nos termos da Lei 3.522 de 2008 e o Decreto 12.686 de 2008.

Festa do Toro Candil

Tradição há cerca de 70 anos, a festa começou no período pós-guerra do Paraguai, quando mulheres paraguaias migraram para Porto Murtinho e encontraram alimento, educação e moradia. Agradecidas, ofereceram como promessa festejar o Touro Candil. 

Em 2023, após uma pausa, o festival deve ocorrer mesmo com previsão de tempo nublado. Além das escolas, o assunto também é difundido entre os mais jovens, inclusive com interação dos alunos da Escola Nossa Senhora de Caacupé.

Ao mesmo tempo, neste mês de dezembro, em homenagem ao evento, a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos)/Correios está lançando os selos postais do festival de rua Toro Candil, considerado um dos principais eventos de cultura, arte e folclore de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sem asfalto ou com buracos, ruas alagadas viram desafio para condutores no Jardim Veraneio

VÍDEO: Avenida dos Cafezais volta a alagar com fortes chuvas em Campo Grande

Forças policiais recebem 89 fuzis em solenidade para entrega da Medalha Tiradentes

Antes de se tornar o Papa, Bergoglio Animava Crianças com Hit de Dulce María

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

rua

Chuva alaga rua, esconde cratera e motorista entorta aro na Vila Planalto

Últimas Notícias

Cotidiano

Com Santa Emília alagado, filas de carros se formam nos dois lados da avenida Conde da Boa Vista

Motoristas enfrentam dificuldades para atravessar a Avenida Conde da Boa Vista, no bairro Santa Emília. Longas filas de carros se formaram dos dois lados da via no início da noite desta quinta-feira (24), com veículos completamente parados, sem conseguir cruzar a avenida. Isso porquê trecho importante da via está completamente alagado. A situação tem gerado … Continued

Polícia

Sargento suspeito de assassinar Hélio é dispensado de função de confiança na Capital

Ele havia sido indicado para ser comandante de uma equipe no último dia 14

Cotidiano

Principais vias de Campo Grande enfrentam trânsito lento e tumulto com tempestade

Chuva forte tomou ruas e avenidas da Capital

Cotidiano

Com 27,4 mm de chuva em duas horas, Campo Grande sofre com ruas alagadas

Campo Grande registrou, até as 18 horas desta quinta-feira um total de 32 milímetros de chuva