Pular para o conteúdo
Política

Em Campo Grande, ministro participa de reunião e segue para discutir Rota Bioceânica no Paraguai

João Carlos Parkinson de Castro garantiu ainda que relicitação da Malha Oeste sai ainda em 2023
Adriel Mattos, Anna Gomes -
Compartilhar
Rota Bioceânica
Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

O ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, está em Campo Grande nesta quarta-feira (24) rumo ao Paraguai. Ele participará de um evento sobre a Rota Bioceânica.

Em Loma Plata, Parkinson vai a uma feira a convite do governo do departamento de Boquerón. “Estou indo para o Paraguai e fui convidado. Estarei participando de eventos lá já participando sobre assuntos da Rota e da ponte e um possível comércio entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul”, revelou.

Ele foi convidado para uma reunião do Central-MS (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região Central de Mato Grosso do Sul). A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), preside o grupo.

O ministro retorna à Capital em junho para audiências sobre a Malha Oeste e assinatura de convênios. “Volto para uma audiência sobre a Malha Oeste em Ponta Porã, nos dias 1 e 2. No dia 12, terá assinatura de convênios com governo da região de Taracapá [Chile]”, disse.

Relicitação da Malha Oeste deve ser revista, diz ministro

Questionado sobre o andamento do projeto de relicitação da ferrovia Malha Oeste, Parkinson avaliou que o estudo feito pela CAF (Corporação Andina de Fomento) inviabiliza a retomada.

“Vai inviabilizar o projeto. O custo fica muito elevado, na casa de R$ 13 ou 14 bilhões, desconsidera o trecho entre Ponta Porã e Indubrasil. Não concordo com isso e com a mudança da bitola, afasta Mato Grosso do Sul da integração ferroviária, porque os outros países têm bitola métrica”, comentou.

Apesar disso, a nova licitação sai ainda em 2023. “Os estudos serão revistos e o cronograma prevê lançar a relicitação no segundo semestre”, garantiu o ministro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados