‘Educação é a base’, diz Adriane Lopes sobre cartilha que será entregue aos alunos da Reme

O material visa conscientizar os alunos e combater os maus-tratos aos animais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes. (Anna Gomes, Midiamax).

Todos os alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) receberão cartilhas com conteúdo que visa barrar os maus-tratos aos animais. O lançamento do material aconteceu nesta manhã de segunda-feira (18) e contou com a presença da Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), na Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul-Geral).

O evento foi realizado pela Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal). Na solenidade foi feito o lançamento da Cartibea, a primeira cartilha de bem-estar animal. Adriane comentou sobre a importância de o projeto ser levado até as salas de aulas.

“É um programa de conscientização aos nossos alunos. As crianças são a base e estamos focando nessa política pública através da educação. Se existe maus-tratos aos animais, pode existir outros tipos de abuso no mesmo ambiente”, disse.

De acordo com a subsecretária da Subea, Ana Luiza Lorenzo, o projeto é especial, já que parte da criação foi feita pela filha, Valentina Lourenço, de apenas 15 anos. A adolescente disse que decidiu ajudar a mãe e presentear Campo Grande. A ação tem como objetivo realizar políticas públicas de bem-estar animal, assim como proporcionar qualidade de vida, saúde e zelo, especificamente para cães e gatos.

O material visa conscientizar os alunos e combater os maus-tratos aos animais

“Começamos com palestras nesse assunto e achamos que há necessidade da cartilha. Devido à necessidade de custos, a minha filha de 15 anos fez a parte ilustrativa para levar às escolas municipais e ensinar sobre as crianças. As nossas crianças são nosso futuro e elas levam as informações para os pais”, disse a subsecretária.

Atualmente, a Subea realiza atendimentos veterinários para os pets da população, incluindo microchipagem, vacinação, vermifugação, encaminhamentos para castração, realização de exames laboratoriais e de imagem, além de cirurgias de alta complexidade. O órgão conta com equipe de monitoramento em bem-estar animal, que atua para minimizar os índices de maus-tratos e promoção de conscientização em defesa dos animais.

Diante disso, uma das principais estratégias para garantir os direitos dos animais e coibir maus-tratos é implantar e efetivar ações de educação ambiental, com a realização de ações educativas sobre aspectos da tutoria responsável e da saúde única, ou seja, a atenção e atendimento da saúde dos animais, humana e dos cuidados com o meio ambiente.

Conteúdos relacionados

Lira PP