O Dia do Artista Visual poderá ser incluído no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul. Isso se o projeto de lei nº 32/2023 for aprovado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

A matéria protocolada na Casa de Leis prevê homenagem a Izulina Gomes Xavier e Isaac Oliveira, que criaram carreira artística em solo sul-mato-grossense. Se aprovado, o Dia do Artista Visual será comemorado em 18 de abril, anualmente.

Assim, a data lembra o nascimento de Izulina, que é do Piauí e veio morar em Mato Grosso do Sul em 1944. Na justificativa, é lembrado que Izulina é responsável por uma das maiores obras do acervo cultural de Corumbá: O Cristo Rei do Pantanal e a Via Crucis, instalada no Morro do Cruzeiro.

Isaac nasceu na Bahia, contudo, passou a adolescência e juventude em São Paulo. “A partir dos anos 80 suas obras de arte passaram a ter uma influência regional, com a pintura de pássaros do cerrado quase que abstratos, pinturas de índios e animais da natureza”, destaca o texto.

A deputada Mara Caseiro (PSDB) assina a matéria. O projeto segue para apreciação dos deputados em 1ª discussão.