Pular para o conteúdo
Política

Deputados votam projeto que adequa estrutura da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em MS

Serão votados sete projetos de lei em sessão plenária nesta quinta-feira (30)
Mariane Chianezi -
(Luciana Nassar, Alems)

Os deputados estaduais devem votar, na manhã desta quinta-feira (30), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, sete propostas programados na Ordem do Dia.

Mudança no sinal sonoro em escolas

Será votada a redação final do Projeto de Lei 63/2023, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que estabelece a substituição dos sinais sonoros nos estabelecimentos públicos de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é evitar incômodos sensoriais aos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.

Plano do

Em discussão única será apreciado o Projeto de Decreto Legislativo 26/2023, de autoria da Mesa Diretora (2023-2024), que altera o Plano de Aplicação de Recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul), para o exercício de 2023.

Adequações no comando da PMMS e Corpo de

Em primeira discussão, os deputados estaduais devem votar cinco propostas, sendo três do Poder Executivo. O Projeto de Lei Complementar 18/2023, do Poder Executivo, altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei Complementar n° 188, de 3 de abril de 2014. A proposta foi entregue pelo Governo do Estado à Alems na última semana.

A proposta altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei Complementar n° 188, de 3 de abril de 2014. De acordo com o documento, a proposição tem finalidade de adequar a estrutura orgânica e operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) às alterações promovidas pela Lei Complementar nº 317, de 9 de outubro de 2023.

A proposta sugere a criação de duas novas diretorias: a diretoria de Ambiental e a diretoria de Inteligência, subordinadas ao Subcomandante-Geral. Conforme a matéria, com as adequações serão extintos o Comando de Bombeiros do Interior para ser desdobrado em quatro novos grandes comandos, mantendo o Grande Comando Metropolitano de Bombeiros. Ainda de acordo com o texto, as alterações e os acréscimos propostos contribuem para o cumprimento das atribuições institucionais do CBMMS de forma otimizada.

“Convém pontuar que, a revogação do § 5º do art. 49 viabilizará a instalação de estruturas estritamente operacionais aos municípios de menor expressividade populacional, garantindo a presença do Corpo de Bombeiros Militar mais próximo da coletividade”, ressalta o Executivo.

Isenção em taxa de pagamento

Projeto de Lei 208/2023, de João César Mattogrosso (PSDB), acrescenta dispositivos à Lei n. 5.697, de 10 de agosto de 2021, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxa de inscrição para pessoas com deficiência em eventos esportivos, realizados no Estado de Mato Grosso do Sul.

‘Marcha pela Vida’

Projeto de Lei 296/2023, de Antonio Vaz (Republicanos), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, a “Marcha Pela Vida” a ser realizada anualmente, no dia 08 de outubro.

MS Alfabetiza

Projeto de Lei 319/2023, do Poder Executivo, altera a redação de dispositivos da Lei nº 5.724, de 23 de setembro de 2021, que institui o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, cria o Prêmio Escola.

Proape

Por fim, o Projeto de Lei 320/2023, também do Poder Executivo, altera dispositivo da Lei nº 5.804, de 16 de dezembro de 2021, que autoriza o Poder Executivo a realizar o reembolso, em dinheiro, do valor nominal relativo ao incentivo fiscal pago ao produtor rural por estabelecimento frigorífico, nos termos do Proape (Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul), de forma alternativa à compensação com débitos de ICMS, nas situações que especifica.

A sessão tem início às 9h e é realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carta montanhista edson vandeira desaparecido

‘Conseguiu o que queria’: amigo de montanhista escreve carta de despedida após buscas serem suspensas

moreninhas

Vingança por tráfico de drogas: trio é preso por execução de homem nas Moreninhas

Pressionado no Conselho Nacional, MPMS inicia convocação de concurso ‘congelado’ há um ano

Bolsa de Mumbai fecha em baixa de 1%, após queda de avião da Air India

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

claudinho serra tornozeleira

Justiça nega HC e mantém Claudinho Serra preso por chefiar esquema de corrupção

Valores dobraram: Promotoria investiga contrato de Papy com escritório de advocacia

imasul concurso

Sistema vai monitorar emissão de gases das empresas de MS

Últimas Notícias

Mundo

Juiz manda governo liberar ativista preso em protesto pró-Gaza

Mahmoud foi preso no início de março deste ano

Brasil

Bicheiro segue preso em Campo Grande após STF negar pedido da defesa

Rogério Andrade está no Presídio Federal de Campo Grande desde novembro de 2024

Cotidiano

Dia dos Namorados promete aquecer economia de Dourados com faturamento milionário

Comerciantes apostam nas compras de última hora para faturar mais de R$ 50 milhões

Cotidiano

Ta com frio? Ventania provoca sensação térmica de 1,8°C em Campo Grande

A tendência é de que a sexta-feira (13), feriado municipal, tenha clima similar, com vento e manhãs frias