Deputados sul-mato-grossenses inauguraram um data center na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (29). O centro de processamento de dados concentra os sistemas computacionais da instituição, de forma permanente e segura. Assim, garantirá a preservação de dados históricos da Casa de Leis.

O presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP) disse que este é um “momento importante para Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, já que preserva parte da história, não apenas da nossa Casa, como de todo Estado”.

O centro segue as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Assim, os dados estão em ambiente certificado pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Além disso, a sala é preparada para suportar até 5.000ºC ou uma inundação de até 1,5 metro de profundidade. Também é eficaz contra arrombamento e disparo de arma de fogo.

O 2º vice-presidente, deputado (PSDB), destacou que a Casa de Leis entrou “na era em que a segurança e tecnologia caminham juntas e não ficamos de fora”. Para ele, “era um sonho ter este espaço, que garante a todos do Parlamento a preservação de dados e um sistema todo digitalizado”.

Por fim, o 1º secretário da Assembleia, deputado (PSDB), disse que o sistema todo é digitalizado, moderno e seguro. Assim, ressaltou que permitirá a preservação documental de tudo o que se relaciona ao Poder Legislativo.