Pular para o conteúdo
Política

Deputados aprovaram 8 projetos e debateram segurança nas escolas nesta semana

Plano de segurança nas escolas foi apresentado pelo Governo no dia do debate
Renata Portela -
Foto: Wagner Guimarães/Alems

Nesta semana, 8 projetos de lei foram aprovados pelos deputados estaduais nas sessões da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). As votações aconteceram na terça e quinta-feira, enquanto na quarta-feira houve um debate sobre segurança nas escolas.

Na terça-feira, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 02/2023, que altera a Lei Orgânica do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a Lei Complementar Estadual 72/1994. As mudanças tratam dos dispositivos que regulamentam o direito à licença e às compensatórias dos membros do MPMS, entre outras alterações.

Duas matérias de autoria do foram aprovadas em primeira discussão. O Projeto de Lei 48/2023, que altera a Lei 4.049/2011, que dispõe sobre o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (MS Forte-Indústria).

O objetivo, segundo a mensagem do governo, é “ajustar as competências para firmar os termos de acordo relativos a incentivos e a benefícios fiscais pactuados entre o Estado de Mato Grosso do Sul e os contribuintes incentivados”. O Projeto de Lei 45/2023, que modifica a redação das Leis 3.841/2009, 5.829/2022 e 6.036/2023.

A primeira norma trata sobre a organização do quadro de pessoal do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). A segunda cria o PROP-MS (Programa de Parcerias do Estado de Mato Grosso do Sul). E a Lei 6.036/2023 dispõe sobre autarquias e fundações do Poder Executivo.

Já o Projeto de Lei Complementar 04/2023, de autoria do Poder Executivo, altera e revoga dispositivos da Lei Complementar 93/2001, que institui o Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda (MS-Empreendedor), teve pedido de vistas concedido ao deputado João Henrique (PL).

Depois, entrou em votação na quinta-feira (13), tendo novo pedido de vistas feito pelo deputado Rafael Tavares (PRTB), este negado. Assim, acabou aprovado pela Casa, com dois votos contrários.

Ainda na terça, em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 68/2023, de autoria do deputado e 1º secretário Paulo Corrêa (PSDB). A proposta declara a utilidade pública estadual da “República Social Ekklesia”, localizada em .

A entidade, conforme a justificativa da proposta, “oferece assistência à saúde, atendimento psicossocial, atividades para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecimento de vínculos interpessoais, comportamento empreendedor e construção de novos projetos de vida”. O projeto segue à sanção.

Discussão sobre segurança nas escolas

Projetos que seriam votados na quarta acabaram entrando na Ordem do Dia da quinta-feira. Assim, na quarta houve uma discussão entre os deputados, sobre segurança nas escolas, após a onda de ameaças de massacres.

No mesmo dia, o presidente da Alems, (PP), participou da coletiva de imprensa para apresentação do plano de segurança do Governo do Estado. As medidas foram apresentadas pelo governador Eduardo Riedel (PSDB).

Entre as medidas propostas estão a ampliação do monitoramento dos colégios, bem como instalação do ‘botão do pânico’. Com isso, polícia é acionada e o tempo de resposta para chegada nas escolas deve ser de aproximadamente 6 minutos.

Dia Estadual do Artista Visual

Na quinta-feira, quatro projetos foram aprovados, sendo um deles o que altera os dispositivos do MS-Empreendedor. Ainda foi aprovado o Projeto de Lei 32/2023, de autoria da deputada e 3ª vice-presidente da Casa de Leis, Mara Caseiro (PSDB), que institui o Dia Estadual do Artista Visual em homenagem a Izulina Gomes Xavier e Isaac Oliveira, a ser comemorado, anualmente, em 18 de abril.

Aprovado também em primeira discussão o Projeto de Lei 21/2023, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que dispõe sobre a obrigatoriedade de reserva de assentos próximos para crianças e seus responsáveis nos transportes públicos intermunicipais, no Estado de Mato Grosso do Sul.

De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), foi aprovado o Projeto de Lei 73/2023, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 2.721/2003, que declarou a Utilidade Pública Estadual do Grupo Espírita Francisco Cândido Xavier, com sede e foro no município de . As modificações são em virtude de mudança da razão social da entidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos na axila de moradora em Campo Grande

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de “Hannah Montana”

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued

Transparência

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Médico reclamou para paciente que o SUS paga apenas R$ 24 para 'colocar a mão no útero de uma mulher do tamanho dela'

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália

Polícia

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Homem tentou atropelar adolescentes com caminhonete