Inicialmente assinada por 12 parlamentares, a Frente Parlamentar Invasão Zero foi definida com 17 deputados estaduais. A comissão teve a primeira reunião na última quarta-feira (20) e tem objetivo de debater, discutir, propor, buscar soluções e acompanhar a execução de políticas públicas relacionadas ao combate as invasões ocorridas nas áreas urbanas e rurais do Estado de Mato Grosso do Sul.

Conforme (PL), coordenador da comissão, o objetivo do primeiro encontro foi debater e definir o plano de trabalho com todos os parlamentares e integrantes de entidades e secretarias que compõem o grupo, além de determinar a pauta para uma reunião com o Ministério Público Federal (MPF) para debater eventuais situações de invasões.

Durante a reunião foi mencionado que as ações serão definidas em curto, médio e longo prazo e divididas em três eixos: segurança e proteção territorial, política fundiária e direito territorial, e mediação de conflitos e incentivo ao diálogo.

“Discutimos o plano de trabalho que foi levado ao conhecimento de todos os integrantes, a atuação da frente parlamentar e quais são os assuntos prioritários a curto, a médio e a longo prazo. Também verificamos as pautas que temos para uma reunião com o Ministério Público Federal e a avaliação da situação que está ocorrendo na região de Iguatemi, em uma possibilidade de ocorrer invasões e conflitos, pois houve o pedido de participação de nosso grupo de trabalho para que pudéssemos atuar também no sentido de que não ocorra nada fora da normalidade”, explicou o parlamentar.

Além do coordenador Coronel David, o grupo é composto pelos parlamentares: Antonio Vaz (Republicanos), Jamilson Name (PSDB), João César Mattogrosso (PSDB), João Henrique (PL), Junior Mochi (MDB), Lia Nogueira (PSDB), Lucas de Lima (PDT), Mara Caseiro (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Neno Razuk (PL), Paulo Corrêa (PSDB), Pedrossian Neto (PSD), Professor (Podemos), Rafael Tavares (PRTB), Renato Câmara (MDB), (União) e Zé Teixeira (PSDB).