Comitiva do Ministério dos Povos Indígenas, liderada pela Ministra Sônia Guajajara estará em Mato Grosso do Sul, nesta quiarta-feira (15). Representantes do Governo Federal estarão em MS para reuniões aa Caravana “Participa Parente”, com o objetivo de ouvir o posicionamento dos diferentes povos sobre as políticas indigenistas e para que os próprios povos elejam seus representantes que irão compor CNPI (Conselho Nacional de Política Indigenista).

Também trata-se da primeira reunião de trabalho entre Governo Federal, Estadual e Municipal, com foco no diálogo com gestores de municípios sul-mato-grossenses que possuem terras indígenas em seus territórios.

O encontro que será realizado na (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), será restrito aos convidados. Posteriormente, a comitiva vai até Nioaque, onde participa da abertura da 16ª do Povo Terena, na Aldeia Cabeceira. Momento no qual a Ministra Sônia Guajajara fará os seguintes anúncios:

Assinatura do termo de convênio com UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) para lançar o curso de Agroecologia Intercultural Povos do Pantanal, no campus Aquidauana, com investimento de R$6 milhões.

Início da construção do PGTA – Plano de Gestão Territorial e Ambiental para dois territórios Terena: Cachoeirinha e Taunay Ipegue, que terá investimento inicial de R$800 mil no primeiro semestre de 2024. Conclusão do estudo da Terra Kinikinau. Conclusão da demarcação das terras indígenas Cachoeirinha e Taunay Ipegue.