Pular para o conteúdo
Política

Comissão da Assembleia de MS aprova três decretos de calamidade e mais seis projetos

Uma proposta foi arquivada e outra recebeu pedido de vistas
Adriel Mattos, Mariane Chianezi -
Assembleia
Reuniões da CCJR são realizadas no Plenarinho Nelito Câmara. (Foto: Mariane Chianezi/Jornal Midiamax)

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou na reunião desta quinta-feira (9) nove projetos. Entre eles, estão decretos de calamidade pública em três cidades.

O Projeto de Decreto Legislativo 4/2023, de autoria da Mesa Diretora, reconhece estado de calamidade pública no município de Porto Murtinho. O município ainda contabiliza estragos do alto volume de chuvas em janeiro, que superou 80 milímetros.

Já o Projeto de Decreto Legislativo 5/2023, também da Mesa Diretora, reconhece estado de calamidade pública em Bela Vista, também atingida por fortes chuvas. E o Projeto de Decreto Legislativo 6/2023 reconhece calamidade em , outro município afetado por chuvas e também pela cheia do Rio .

Os membros do colegiado ainda apreciaram o Projeto de Lei 44/2023, de autoria do Poder Executivo, que altera as Leis 2.065/1999, 4.188/2012 e 4.196/2012

O objetivo é “diferenciar a nomenclatura em relação às funções de confiança privativas de carreira, cujas definições e regramentos estão sob estabelecimentos em diversas leis específicas privativas das carreiras estaduais”. Esses cargos só podem ser ocupados por servidores efetivos.

O Projeto de Lei Complementar 3/2023, também do Executivo, disciplina a concessão de gratificação para servidores efetivos lotados na Casa Militar e na Defesa Civil. 

O Projeto de Lei 19/2023, do deputado estadual Jamilson Name (PSDB), torna ilegal produzir, distribuir, comercializar e extrair, fabricar, transformar, preparar, possuir, manter em depósito, importar, exportar, reexportar, remeter, transportar, expor, oferecer, vender, comprar, trocar, ceder ou adquirir, para qualquer fim, o MMS (Mineral Miracle Solution – Solução Mineral Milagrosa).

De autoria de Mara Caseiro (PSDB), o Projeto de Lei 1/2023 declara de utilidade pública a Associação Beneficente Lar Cristo Redentor, em Coronel Sapucaia.

Por fim, o Projeto de Decreto Legislativo 1/2023, de autoria da Mesa Diretora, ratifica convênios do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

A CCJR é a principal comissão da Assembleia, responsável por avaliar a legalidade de proposições, ou seja, se está em conformidade com o ordenamento jurídico brasileiro. Sem isso, a matéria não pode virar lei.

Projetos arquivados e com pedido de vista

Junior Mochi (MDB) relatou o Projeto de Lei 22/2023, de Lucas de Lima (PDT), que garante gratuidade no transporte público coletivo para estudantes inscritos no (Exame Nacional do Ensino Médio) e em vestibulares, e opinou pela inconstitucionalidade da matéria, parecer aprovado pela CCJR. 

“A competência é privativa da União para legislar sobre o transporte. O não atende os requisitos de constitucionalidade, juridicidade, legalidade e técnica legislativa”, declarou Mochi. O texto será arquivado.

Também de Lucas de Lima, o Projeto de Lei 13/2023, que cria o Programa de Conscientização e Controle do Diabetes na Rede Estadual de Ensino, recebeu parecer contrário de Antonio Vaz (Republicanos). Porém, Pedro Pedrossian Neto (PSD) pediu vistas da matéria, que volta à discussão na próxima reunião.

João César Mattogrosso (PSDB) recomendou a devolução à Mesa Diretora do Projeto de Lei 10/2023, de (PT), por se tratar de matéria com teor semelhante à outra. A proposição obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados