A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), se reuniu com o embaixador italiano Francesco Azzarello nesta segunda-feira (26), em Campo Grande. De acordo com a prefeitura, o embaixador está na Capital para conhecer os potenciais locais e estreitar parcerias.

Ainda segundo a administração municipal, fortalecimento da relação entre as cidades e a Itália pode trazer grandes benefícios para Campo Grande, com a implementação da Rota Bioceânica. Ainda de acordo com a prefeitura, o projeto econômico, produtivo e logístico, vai estimular a integração aduaneira e o comércio regional. Sua efetivação conectará o Centro-Oeste brasileiro aos portos do Norte chileno, reduzindo a distância, o tempo e o custo com o acesso ao Pacífico, aos principais consumidores de commodities do mundo e também aos grandes polos de tecnologia da Ásia e da América do Norte.

“Recebemos aqui na sala internacional diversas delegações de vários países e hoje tivemos a honra de recepcionar o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, junto com o presidente da Comissão de Relações Exteriores, o senador Nelsinho Trad. Discutimos pautas de grande importância como o projeto de cidades-irmãs que está sendo retomado entre Campo Grande e Turim, na Itália. Estamos seguindo, apresentando nossas propostas, projetando a nossa capital para o Brasil e o mundo”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

“Tive uma reunião muito interessante e produtiva para o futuro e o trabalho conjunto que vamos fazer. Os italianos têm interesse e são envolvidos com tecnologia, agropecuária, parques tecnológicos e já temos uma parceria com Campo Grande e Turim, cuja região também tem um parque tecnológico muito importante – e já estamos trabalhando e vamos fazer muito mais”, disse o embaixador.

A Itália é um dos principais parceiros econômicos do Brasil. Somente com o Mato Grosso do Sul foram USD 188 milhões de produtos exportados no último ano, sendo que Campo Grande representou USD 21,3 milhões.