O prefeito de , João Alfredo Danieze (PSOL), enviou à Municipal o Projeto de Lei 15/2023, que institui o transporte coletivo gratuito na cidade da região leste de e distante 97 km de Campo Grande. O município tem 23 mil habitantes, conforme prévia do Censo 2022.

Danieze justificou que o serviço é uma demanda antiga da população e já foi planejado por seus antecessores. Agora, o contexto é a chegada da fábrica da Suzano na cidade, que deve ficar pronta em 2024.

“A criação dessas linhas, o que facilitará o dia a dia de todos os munícipes que dependem de transporte para o trabalho ou de seus afazeres, além de ser uma condição atual do que se intitulada nos grandes centros de ‘mobilidade urbana', podendo gerar, por consequência, a diminuição de carros e motocicletas em nossas ruas e avenidas”, escreveu.

Além disso, o prefeito pede autorização para suplementar R$ 3 milhões no orçamento, para comprar três ônibus, sendo dois para operar no sistema e um para reserva.

Se a proposição receber parecer favorável à sua tramitação pela CLJRF (Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário e sancionada pelo chefe do Executivo, torna-se lei e entra em vigor na data de sua publicação no Diribas (Diário Oficial de Ribas do Rio Pardo).