Cobrança da ‘taxa do lixo’ será discutida em reunião na Câmara de Corumbá
Câmara deve discutir novo projeto de lei sobre o assunto na próxima semana
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A cobrança da taxa de resíduos sólidos, a ‘taxa do lixo’, será discutida na Câmara de Corumbá. O assunto será tema de audiência pública na próxima quinta-feira (9).
A audiência foi proposta pelo vereador Chicão Vianna (PSD) e pela vereadora Raquel Bryk (PP). Durante a sessão ordinária desta terça-feira (31), os parlamentares apresentaram requerimento para a reunião.
O vereador Chicão questionou a lei que criou a taxa. “Eu continuo convicto de que a lei que criou a taxa é inconstitucional”. Na sessão, ele disse que o valor da taxa é “extremamente alto”.
Ele destacou que a audiência deve discutir o assunto com diversos grupos da sociedade. “Vamos trazer a população para discutir o assunto dentro dessa Casa de Leis”, afirmou Chicão.
‘Foi nosso ônus’
O presidente da Câmara, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira (PSDB), concordou com as críticas do vereador Chicão. Contudo, disse que a aprovação da lei foi feita por obrigação.
“Aqui ninguém votou com gosto a favor da lei. Foi o nosso ônus. Se não fizesse, iríamos sofrer sanções”, afirmou o presidente da Casa de Leis.
O presidente apontou a Lei Federal n° 14.026/2020, popularmente conhecida como o “Novo Marco do Saneamento Básico”.
Na sessão, os vereadores informaram que um novo projeto de lei do Executivo será encaminhado para a Câmara. “A previsão é prorrogar o vencimento da taxa para o dia 25 de novembro; aumentar o desconto de 30% para 40% para pagamento à vista; ampliar o número de parcelas de três para quatro, e que a inscrição em Dívida Ativa ocorra após um ano”, explicou o Legislativo.
Notícias mais lidas agora
- Vacina contra dengue esgota para população de 4 a 59 anos menos de 24h após ampliação de público
- Justiceiros da Fronteira: Suposta volta de grupo de extermínio em MS agita redes sociais
- Duas pessoas morreram em acidente na BR-060, trecho conhecido como ‘curva da morte’
- Governo revoga mudanças no Pix após repercussão negativa
Últimas Notícias
‘Cantinho sem maldade’, diz dono de mercado preso por guardar vacinas de bois em meio a carne estragada
Homem de 51 anos foi preso na manhã dessa quarta-feira (15) no Jardim Itamaracá em Campo Grande
Alcinópolis e Figueirão terão atendimento da Carreta da Justiça ainda em janeiro
A Carreta tem jurisdição em todo o estado e possui competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e dos juizados especiais
Queixadas entram em residência e causam tumulto em Aquidauana
Foi necessária uma “força-tarefa” para realizar a contingência das queixadas
Detran-MS faz alerta e informa que não envia SMS/e-mail sobre suspensão de CNH
Os primeiros casos do golpe surgiram no final de 2024, em Nova Andradina, com envio por SMS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.