Com início no próximo dia 28 de agosto, a Caravana da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) que terá como primeiro destino , fortalecerá o setor produtivo, do pequeno ao grande empresário, segundo a superintende Rose Modesto.

“Assim como o Presidente Lula, queremos diminuir as desigualdades sociais e este é um dos pontos-chave da Caravana, chegar até os pequenos e médios empresários de forma mais simplificada e com menos formalidades. Além disso, contribuiremos com o fortalecimento do setor produtivo, atendendo todo mundo, sem deixar ninguém para trás” assegurou.

O projeto itinerante passará por municípios do Centro-Oeste, disponibilizando atendimentos relativos ao FCO (Fundo Constitucional de do Centro-Oeste) e FCDO (Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste).

O programa tem o objetivo de facilitar o acesso de empresas, produtores rurais, agricultores familiares e microempreendedores individuais às linhas de crédito.

Instituições confirmadas

Estarão presentes, o Sebrae, Banco do Brasil, Banco de Brasília, Sicredi, Sicoob, BRDE, BNDES, (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), FAEMS (Federação das associações empresariais de ), FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul), Associmec (Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Campo Grande) e Associação dos vendedores ambulantes de Campo Grande.

FCO

O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) é um fundo de crédito criado pela Constituição Federal de 1988 para promover o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste. Destinado para pequenos investidores como produtores rurais, comércios e serviços que desejam iniciar, ampliar ou modernizar atividades produtivas na região, proporciona benefícios como taxas de juros mais baixas que as do mercado, prazo de pagamento mais longo e carência maior. R$ 20 milhões é o valor máximo financiado pelo Fundo.

FDCO

O Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) é um importante instrumento de financiamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e disponibiliza financiamento para projetos em infraestrutura, serviços públicos e empreendimentos produtivos de grande capacidade germinativa de novos negócios na região Centro-Oeste. Assim como o FCO, o FDCO possui taxas de juros mais baixas com uma carência maior e até 20 anos para financiamento dos projetos.

Programação da Caravana em MS

28 de agosto

8h30 – Abertura oficial

Local: Mercadão Municipal de Campo Grande/MS
Rua Sete de Setembro, nº 65 – Centro

11h – Palestras com o Ministério do Turismo e Fungetur (Fundo Geral de Turismo)

Local: Auditório do Bioparque Pantanal
Avenida Afonso Pena, nº 6277 – Bairro Chácara Cachoeira

14h – Ações da Caravana

  • Estruturação de projetos (Sebrae)
  • FCO e FDCO (Sudeco)
  • Preenchimento da Carta-Consulta Digital do FCO (Sudeco)
  • Linhas de Financiamento do BNDES

Local: Mercadão Municipal de Campo Grande/MS
Rua Sete de Setembro, nº 65 – Centro

28, 29 e 30 de agosto

9h às 16h – Atendimento aos micros e pequenos empresários

Local: Mercadão Municipal de Campo Grande/MS
Rua Sete de Setembro, nº 65 – Centro

30 de agosto

9h – Projetos

Projeto básico, acompanhamento da execução dos convênios e prestação de contas (capacitação para as áreas técnicas que atuam junto aos convênios).

Local: Auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul)
Avenida Eduardo Elias Zahran, nº 3179, Bairro Antônio Vendas