Diante dos problemas enfrentados na área da saúde de Dourados e também dos últimos acontecimentos que resultaram nas mortes de um adolescente e de uma menina de dois anos, os vereadores voltaram a pedir a construção de uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na cidade.

Desta vez a temática das filas na unidade 24 horas que funciona no maior município do interior de Mato Grosso do Sul foi puxada em plenária pelo próprio presidente do Legislativo, Laudir Munaretto (MDB), durante a sessão desta segunda-feira (27).

“A reclamação por longas filas e demora no atendimento são recorrentes. A população que depende da saúde pública fica à mercê de apenas uma unidade e isso é inadmissível, principalmente em uma cidade do tamanho de Dourados”, afirmou Laudir.

Além de reduzir o tempo de espera dos usuários do sistema público de saúde, segundo o parlamentar emedebista, uma nova UPA evitará o deslocamento desnecessário e excessivo dos pacientes, melhorando a atenção e diminuindo a sobrecarga assistencial das unidades hospitalares regionais.

Na semana passada, a prefeitura de Dourados informou que vai reformar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e também o Centro Homeopático de Dourados. O contrato foi publicado no Diário de Oficial de quinta-feira (23).

Segundo o prefeito Alan Guedes, as duas obras recuperam e ampliam um atendimento importante para Dourados. “São obras que refletem diretamente na vida das pessoas. Fico muito feliz que conseguimos destravar esses projetos que estavam há anos esperando para serem executados”, disse Alan.