Pular para o conteúdo
Política

UEMS pode ter novos cursos de Direito e Medicina Veterinária

Solicitação é para implantação de cursos em Campo Grande e Mundo Novo
Renata Volpe -
Deputada Mara Caseiro é autora das indicações
Deputada Mara Caseiro é autora das indicações - Alems, Arquivo

A ( Estadual de Mato Grosso do Sul) pode ter novos de Direito e Medicina Veterinária, caso a solicitação da deputada Mara Caseiro (PSDB) seja atendida pelo governo estadual.

Segundo as indicações protocoladas na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), o pedido de implantação do curso de Direito é no campus de Campo Grande.

Conforme a justificativa, a criação do curso é reivindicação antiga de professores, estudantes e integrantes da comunidade regional. “Há uma grande mobilização por parte dos estudantes solicitando que a Universidade ofereça também o curso de Direito no campus de Campo Grande”, diz na justificativa.

Atualmente, a UEMS campus Campo Grande oferece os cursos de Artes Cênicas, Bacharelado em Letras, Dança, Geografia, Letras Português – Espanhol, Letras Português – Inglês, Medicina, Pedagogia, Teatro e Turismo. O curso de Direito é oferecido apenas em Dourados e Paranaíba.

“Este fato representa grande obstáculo àqueles que pretendem se graduar nesta área, obrigando-os a desistir do curso de Direito ou procurar pelas Universidades Públicas Estaduais que o ofereçam fora de nosso Estado”, diz a deputada na justificativa.

Ainda segundo a indicação, isso pode ser classificado como ‘evasão estudantil e o desperdício do conhecimento, que evidentemente, pode retornar ao Estado’.

Além disso, Mara Caseiro solicitou a implantação do curso de Medicina Veterinária na UEMS de Mundo Novo. “Segundo informações dos solicitantes há uma grande mobilização por parte dos moradores do Conesul, com a elaboração de estudos e abaixo assinados, solicitando que a Universidade ofereça também o curso de Medicina Veterinária, já que o município possui 65% das propriedades rurais qualificadas como de agricultura familiar, além de mais de 40 assentamentos e 13 aldeias indígenas”.

Conforme a deputada, a mobilização se deve ao fato de que, como se sabe, o Conesul, formado pelos municípios de Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado, , Itaquiraí, Naviraí, e Sete Quedas é região em que a produção agropecuária é um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho do Estado no setor.

“É importante ressaltar que os estudantes de nosso Estado só encontram o curso de Medicina Veterinária em municípios localizados a aproximados 400 km (quatrocentos quilômetros) da região do Conesul. Este fato representa grande obstáculo àqueles que pretendem se graduar nesta área, obrigando-os a desistir do curso de Medicina Veterinária ou procurar pelas Universidades que o oferecem no Estado do Paraná”.

As solicitações foram encaminhadas ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), à secretária de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, e ao Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
santa casa hospitais

Idoso morre nove dias após colidir bicicleta elétrica em carro em São Gabriel do Oeste

Ressarcimento INSS: devolução começa dia 24 para quem aderir a acordo até segunda

‘Terapia’ pelo ChatGPT: por que buscar ajuda emocional com robô pode ser perigoso

Vence licença de Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA desde fevereiro

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Últimas Notícias

Polícia

Motociclista perde controle de direção e fica em estado grave na Capital

Ondulação no asfalto causou o acidente no bairro Silvia Regina

MidiaMAIS

Escrita em MS há mais de 20 anos, carta é símbolo de amizade que começou na infância

Amigas de infância, Patrícia e Rosana encontraram carta escrita em 2003

Esportes

Em clássico do Brasileirão, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã

Flamengo e o Fluminense se enfrentam no Maracanã pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

Transparência

MP afirma que esquema de corrupção de Claudinho Serra age ‘até os dias atuais’

Procuradora do MP pede que Justiça mantenha investigados sob monitoramento da tornozeleira eletrônica