A Carta em Defesa da Democracia já reúne mais de 800 mil assinaturas de autoridades, artistas, empresários brasileiros e presidenciáveis que defendem o Estado Democrático de Direito. Entre eles, as candidatas à Presidência da República, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Além das sul-mato-grossenses, outros seis presidenciáveis assinaram o manifesto. A carta já foi assinada pelo ex-presidente Lula (PT), por Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (Unidade Popular) e José Maria Eymael (Democracia Cristã).

Organizado pela de Direito da USP (Universidade de São Paulo), 3.069 pessoas assinaram o manifesto, que relata ataques à democracia. Assim, o documento defende a democracia, a Justiça Eleitoral e as urnas eletrônicas.

“Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira”, afirma o manifesto.

Sem citar, o documento refere-se ao presidente (PL) após uma série de ataques à Justiça Eleitoral durante ano eleitoral. “No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários”, pontua o manifesto.

Conselheiros de MS assinaram

Dentre os nomes que assinaram em MS, quatro são de conselheiros do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul).

Os conselheiros sul-mato-grossenses que assinam o documento são: Flávio Kayat, Osmar Domingues Jeronymo, e Waldir Neves. Além deles, assinam também o defensor público Paulo André Defant e o ativista João Pedro Stédile.