Pular para o conteúdo
Política

Para deputado federal, indígenas têm vivido perseguição e ataques: ‘precisam ser rigorosamente apurados’

Um indígena foi morto durante ação de retomada em Amambai
Fábio Oruê -
indígenas
Deputado Estadual Vander Loubet (Foto: Divulgação)

O deputado federal Vander Loubet (PT) comentou, neste domingo (26), sobre os recentes confrontos entre indígenas e a PM (), em , que deixaram policiais e índios feridos e resultou na morte do Guarani Kaiowá, Vitor Fernandes, 42 anos.

“O episódio que vimos na última sexta-feira precisa ser esclarecido. A motivação desse confronto precisa ser esclarecida. Eventuais abusos ou usos desmedidos de força contra os indígenas precisam ser rigorosamente apurados”, disse, em nota.

Para ele, os povos indígenas, de Mato Grosso do Sul e do , tem vivido um período de perseguição e ataque por conta do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Da mesma opinião compartilha seu colega de partido, deputado Pedro Kemp.

“Já solicitei ao governador uma audiência para que a gente possa discutir o caso. Nosso objetivo é buscar uma solução pacífica para a situação, que permita a proteção dos direitos dos indígenas e o bem estar dessas comunidades”, finaliza o texto.

Morte de indígena

Na última sexta-feira (24), Vitor foi morto durante retomada de terra em Amambai, em ação de policiais do da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul no território Guapoy, área de retomada dos Guarani Kaiowá.

O corpo de Vitor é velado na Aldeia de Amambai, que está em luto pela perda. A tradição é de que o corpo seja sepultado no local onde ocorreu a morte.

A cova já foi até mesmo aberta, porém, os indígenas temem não conseguir seguir o costume e que o sepultamento seja impedido, já que as tensões continuam no local.

Ação em Amambai

Desde o dia 19 de junho, a aldeia indígena de Amambai pedia apoio para providências na área de retomada, por questões de conflitos internos. Os problemas antecederam a invasão a uma propriedade rural no dia 23 deste mês e conflito com policiais militares, que resultou na morte do indígena. 

Já no dia 23, marco das primeiras movimentações na Fazenda Borda da Mata, ofício foi encaminhado para a Funai (Fundação Nacional do Índio), MPF (Ministério Público) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). No pedido, foi reforçada a situação de conflito interno na aldeia.

A ação do Batalhão de Choque da Polícia Militar aconteceu após indígenas da etnia Guarani e Kaiowá retomarem uma parte do território de Guapoy, em Amambai. Os militares foram enviados à região e houve conflito.

Pelo menos nove indígenas ficaram feridos e um acabou morrendo. Foi confirmada a morte do indígena Vitor Fernandes. Três policiais militares tiveram ferimentos e foram atendidos no hospital da cidade.

Neste domingo (26), o MPF (Ministério Público Federal) deu um prazo de 72h para órgãos e entidades oficiais para o envio de informações sobre o confronto. Em nota, o MPF diz que uma perícia antropológica será feita na retomada Guapoy entre os dias 28 de junho e 1º de julho. A perícia será conduzida por analista em antropologia do ministério.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Últimas Notícias

Política

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

A venda de passagens começam a partir deste sábado (10)

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued