Sessão solene na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) comemorou nesta segunda-feira (21) o Dia da Educação Superior, com entrega de medalhas. Os homenageados receberam a Medalha Darcy Ribeiro e da Comenda Pedro Pedrossian.

As honrarias homenageiam quem contribuiu para a valorização e o engrandecimento do ensino superior no Estado.

O governador (PSDB) ressaltou o investimento de R$ 175 milhões realizado durante seu governo.

“Corresponde a 66% de todo o valor investido em toda a história da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS)”, destacou.

Do mesmo modo, o presidente da , Paulo Corrêa (PSDB), conduziu a solenidade e ressaltou a importância do Crie-MS para a educação, no Estado.

“Trabalham pela interiorização do ensino, trocam ideias, e os avanços são enormes, o que é feito aqui é um exemplo nacional. Um conselho formado por universidades públicas e privadas”, resumiu.

Elaine Borges Monteiro Cassiano, reitora do (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), presidiu o Crie-MS até a data de hoje. “Fui a primeira mulher a presidir este colegiado seleto”, iniciou.

“Estive a frente neste conselho que tem o objetivo de fortalecer a educação de ensino superior em nosso Estado, de promover a educação de excelência por meio do ensino, da pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento, técnica e tecnológico para formar profissionais humanistas e inovadores”, relatou Elaine.

Por fim, o novo presidente do conselho e reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressaltou a importância da Educação.

“Defendendo entre outras pautas a priorização da Educação em todos os seus níveis, entre eles a ampliação de ações afirmativas desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior”, disse Carvalho.

Quem recebeu as medalhas

Assim, receberam a Comenda Pedro Pedrossian o Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, o reitor da UEMS, Prof. Dr. Marcelo Augusto Turine, reitor da UFMS.

Do mesmo modo, o secretário adjunto de Educação, Édio Castro; Célio Villela de Andrade, do IFMS.

Além deles, a Prof Dra. Ordalia Alves de Almeida, da UFMS; Maria Aparecida Bolzan, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); Prof. Dra. Maria Leda Pinto, da UEMS; Reni Domingos dos Santos, da Uniderp Anhanguera; e Heitor Romero Marques, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

No entanto, a Medalha Darcy Ribeiro foi concedida a Elcio Ferreira dos Santos, do IFMS, ao Prof. Dr. Élcio Ferreira dos Santos, Rafael Tavares Peixoto, da UFGD, Jandira Catarina Rocha, da UEMS, Prof. Dra. Rosemary Matias, da Uniderp, e Prof. Dra. Maria Augusta de Castilho.