Instaurada há mais de três anos, CPI da Energisa não tem nem data para ser concluída
O que era para ser concluída em 120 dias, prazo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), a Comissão que investiga relógios adulterados da Energisa, já se arrasta na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) por mais de três anos e sem data para ser concluída. Instaurada em novembro de 2019, a Comissão […]
Renata Volpe –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O que era para ser concluída em 120 dias, prazo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), a Comissão que investiga relógios adulterados da Energisa, já se arrasta na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) por mais de três anos e sem data para ser concluída.
Instaurada em novembro de 2019, a Comissão foi judicializada duas vezes pela Energisa e está travada desde junho deste ano, devido a uma liminar concedida pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) à empresa.
A liminar foi concedida justamente quando a averiguação dos 200 relógios começaria a ser feita nos laboratórios da USP (Universidade de São Paulo). E o imbróglio não para por aí, já que o presidente da Comissão, deputado Felipe Orro (PSD), não tentou reeleição, assim como o vice-presidente, Capitão Contar (PRTB). Ou seja, eles deixam a Comissão no próximo ano.
Ao Jornal Midiamax, Orro contou que está de mãos atadas, pois não depende dele dar andamento à situação. “Entramos com recursos e a Mesa Diretora da Casa de Leis, tem que agora encaminhar a demanda ao TRF (Tribunal Regional Eleitoral)”.
Questionado se tinha acionado o presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB), Orro confirmou ter conversado com ele. “O que cabe à CPI nós fizemos, entramos para revogar a liminar”, resumiu.
Assim, Orro relembrou todos os trâmites que a CPI sofreu. “Ficamos judicializados por quase dois anos, teve pandemia, estávamos na fase da perícia e agora por último, teve essa decisão”.
Ainda segundo o presidente, quem continua na CPI deverá dar andamento aos trabalhos. “Os deputados João Henrique Catan, Renato Câmara e Lucas de Lima continuam, eles precisam cobrar para dar andamento”.
Felipe Orro afirmou que, quando pediu a instauração da CPI, imaginou que teria um resultado. “Foi uma série de coisas que aconteceram neste tempo. Se a Energisa não deve, não deveria judicializar”.
Má qualidade e serviço caro
Enquanto isso, a Energisa extrapolou os limites de frequência de interrupção do fornecimento de energia em Mato Grosso do Sul e foi penalizada a devolver mais de R$ 17 milhões aos mais de 990 mil consumidores. O valor é referente ao período de 12 meses entre outubro de 2021 e setembro de 2022.
Conforme dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pela fiscalização dos limites aceitáveis de frequência e duração das quedas de energia, a Energisa extrapolou os índices aceitáveis de qualidade em diversos municípios.
Mais um reajuste
E mais, em 2023, consumidores de Mato Grosso do Sul devem amargar mais um aumento na conta, previsto em 10%, de acordo com o Concen-MS (Conselho de Consumidores Atendidos pela Energisa em MS), que acompanha todo o processo de reajuste tarifário.
Assim, conforme documento apresentado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) à equipe de transição para o novo governo federal, das 52 concessionárias de energia do país, apenas 7 devem ter reajuste acima de 10%, entre elas a Energisa. Outras 15 devem ficar com aumentos entre 5% e 10%, já 17 concessionárias podem ter variações entre 0% e 5%. Por fim, 13 regiões podem ter contas mais baratas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Luan Santana revela nome da primeira filha com Jade Magalhães
Anúncio foi feito durante participação no “PodPah” desta quinta-feira (21)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.