Apoiado pelo atual governador (PSDB), foi eleito o 12º governador de Mato Grosso do Sul neste domingo (30), segundo turno das eleições gerais de 2022. É a segunda vez que o chefe do Executivo faz seu sucessor.

Riedel foi secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de 2015 a 2021 e titular da (Secretaria de Estado de Infraestrutura) de 2021 a 2022.

Em 1986, Wilson Barbosa Martins (PMDB) renunciou ao cargo para disputar o Senado Federal. O vice Ramez Tebet completou o mandato, que se encerrou no ano seguinte

Como registra o jornalista Hercules Farnesi da Costa Cunha em sua dissertação de mestrado “A comunicação dos coronéis sem comunicação, mas que persuadiram e governaram Mato Grosso do Sul”, o ex-governador Marcelo Soares rompeu com o grupo político do adversário de Martins, Pedro Pedrossian, e disputou o Governo do Estado com o apoio de Wilson.

O bom resultado do Plano Cruzado foi outro fator que ajudou Miranda a chegar ao Parque dos Poderes. Naquele ano, o PMDB venceu em várias unidades da Federação.

Outros governadores não tiveram sucesso em fazer sucessor

A primeira eleição para governador, em 1982, foi a que Wilson Barbosa Martins se sagrou vencedor. Ele assumiu o cargo no lugar de Pedro Pedrossian, na época do PDS.

Em 1990, o mau resultado da gestão de Miranda levou Pedrossian de volta à Governadoria. O ex-governador venceu com facilidade Gandi Jamil, do PDT.

Quatro anos depois, Wilson derrotou o candidato de Pedrossian, Levy Dias (PPR) e conquistou o segundo mandato nas urnas. Na eleição seguinte, o emedebista não conseguiu também fazer o sucessor.

Apoiado por Wilson, Ricardo Bacha (PSDB) passou para o segundo turno na liderança, mas foi superado na segunda rodada por José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Zeca foi reeleito em 2002. Já em 2006, viu André Puccinelli, do PMDB, se eleger ainda no primeiro turno contra seu candidato, o então senador Delcídio do Amaral.

Puccinelli se reelegeu em 2010 e apoiou o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, para sua sucessão. No segundo turno, quem venceu foi o atual governador Reinaldo Azambuja. O tucano foi reeleito em 2018, encerrando sua gestão em dezembro de 2022.