O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), disse que a discussão sobre cargos da deve esperar as Eleições de 2022. Isso porque a eleição do Senado deve acontecer em fevereiro de 2023.

Assim, o presidente da Casa disse que não pretende tratar sobre o assunto durante o período eleitoral. “Passado o período eleitoral, da política partidária, aí é natural que se haja a discussão sobre a recondução ou renovação das Mesas do Senado e da Câmara”, disse.

Então, destacou que as tratativas são coletivas. “Vamos deixar isso para o momento oportuno, isso é um exercício de vontade coletiva, não é um exercício de vontade individual”.

Por fim, destacou que “a discussão sobre as Mesas vai ficar para depois das eleições”. Além disso, lembrou que a discussão sobre a eleição para Mesa Diretora do Senado é inevitável, porém o momento ‘definitivamente não é agora'.

Candidatos à Mesa Diretora

A senadora eleita Tereza Cristina (PP/MS) vem sendo cotada para disputar a presidência do Senado Federal, em 2023. Além dela, o senador Flávio (PL/RJ) é outro citado para o posto.

A única que admitiu que quer disputar o cargo é a senadora eleita (Republicanos/DF). Ela diz que pode abrir mão de concorrer caso o presidente endosse o nome de Tereza.