Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS criticam STF e falam em omissão do Senado por condenação de Silveira

Deputados federais e estaduais publicaram críticas nas redes sociais, a respeito da condenação de Daniel Silveira
Renata Volpe -
Compartilhar
Deputados de MS criticaram condenação do STF a Daniel Silveira
Deputados de MS criticaram condenação do STF a Daniel Silveira - Reprodução

Deputados federais e estaduais de Mato Grosso do Sul, criticaram nas redes sociais, a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) pela condenação do deputado Daniel Silveira (PTB), do Rio de Janeiro, a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado e a perda do mandato na Câmara dos Deputados.

Luiz Ovando (PP), deputado federal, publicou que o ministro Alexandre de Morais mostrou desrespeito pelo Estado Democrático de Direito no Brasil. “Além de rejeitar todos os recursos da defesa do parlamentar, multou o advogado por ‘abuso do direito de recorrer’”.

Ovando criticou ainda o impedimento da entrada de Eduardo Bolsonaro e Daniel Silveira no STF para acompanhar o julgamento em virtude da pandemia de Covid-19. “Diferente do ocorrido com o ex-presidente Lula, sua condenação, infelizmente, é dada como certa. Dois pesos, duas medidas!”.

Loester Trutis (PL) disse que o Senado é omisso e o STF autoritário. “Os senadores são omissos porque têm os rabos presos, porque são corruptos e conseguiram ser corruptos porque foram votados e eleitos por nós. Então pense bem para quem você dará uma das 81 cadeiras do Senado daqui para frente”.

Já o deputado estadual Coronel David (PL), também na rede social, afirmou que Daniel Silveira foi condenado no dia em que os 364 deputados federais permitiram sua prisão. “O Senado se omitiu no dever de adotar providências sobre os ministros do Supremo”.

Capitão Contar (PRTB) chamou os ministros do STF de semideuses. “Os semideuses ditadores mais uma vez estupraram a democracia brasileira. Mais um triste capítulo da rasgação constitucional no Brasil”.

Condenação

A condenação no STF aconteceu na última quarta-feira (20), pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação em processo judicial. Ele foi condenado a oito anos e nove meses de reclusão, inicialmente, em regime fechado, à perda do mandato de deputado federal e à suspensão dos seus direitos políticos. Ao todo, 10 dos 11 ministros votaram pela condenação do parlamentar.

Acusado

Daniel Silveira era acusado pela PGR (Procuradoria Geral da República) pelos crimes de coação (uso de força) no curso de um processo judicial, incitação à animosidade entre as Forças Armadas e o STF e por tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes da União. Os crimes, segundo a denúncia, aconteceram entre 2020 e 2021 quando ele divulgou vídeos em redes sociais atacando o STF, defendendo uma intervenção militar e ofendendo pessoalmente membros da Corte.

De todos os ministros, apenas Nunes Marques, um dos indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), votou pela absolvição integral do deputado. Ele criticou as declarações de Silveira, mas considerou que elas se tratavam de “bravatas que, de tão absurdas, jamais seriam concretizadas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados