Mais da metade dos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul pretende disputar à reeleição nas eleições de 2022. Alguns analisam ainda a troca de partido durante a janela partidária, em abril.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com os 24 parlamentares e 14 responderam que pretendem entrar na disputa almejando o retorno ao cargo. João Henrique Catan (PL) se colocou à disposição do partido para disputar a eleição para o governo estadual.

Devem escolher novos partidos este ano, os deputados Coronel David e Jamilson Name, que estão sem legenda desde 2019. David pode se filiar ao PL ou PP e a decisão deve acontecer até o fim deste mês. Já Name pode tentar a reeleição no Podemos, conforme adiantou ao Midiamax

A reportagem apurou ainda a troca de legenda dos deputados Neno Razuk, atualmente no PTB, e de Lucas de Lima, que está no Solidariedade. No entanto, eles não confirmam em qual sigla vão disputar as eleições. Razuk disse que vai esperar. “Vou esperar a janela partidária para ter uma definição”.

Os parlamentares que pretendem disputar novamente a cadeira na Alems, são: (PP), Coronel David, Pedro Kemp (PT), Mara Caseiro (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Jamilson Name, Amarildo Cruz (PT), Antônio Vaz (Republicanos), Barbosinha (DEM), (PP), Lídio Lopes (Patriota), (MDB) e Neno Razuk. O presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB) também é candidato à reeleição, conforme adiantado pela assessoria de imprensa. 

Duarte assumiu em 3 de dezembro do ano passado, a cadeira deixada pelo hoje secretário de Governo, Eduardo Rocha (MDB). Questionado se deve disputar a reeleição pelo MDB, o ex-prefeito de Corumbá respondeu que vai esperar para tomar a decisão. “Vou esperar, como a maioria dos deputados, as definições até o fim de março”.

Já Catan, se colocou à disposição do partido para disputar as eleições como candidato ao governo estadual. “Mato Grosso do Sul poderá ter o governador mais novo da história, se isso for interessante ao partido e se somar para a eleição do presidente Bolsonaro”, afirmou.