O 1º bloco do Debate Midiamax começou com todos os 8 candidatos ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul nas Eleições 2022 sendo sorteados a apresentação, com a retirada dos nomes ao vivo pelo mediador, o jornalista André Luiz Azevedo. Iniciado às 20h, o bloco também teve a apresentação de todos os candidatos. Cada um teve 1 minuto e 30 segundos para contar um pouco da sua trajetória.

Confira a ordem e a apresentação dos candidatos:

Adonis Marcos (Psol): “Agradeço a você de casa que nos acompanha, que possamos debater ideias, a certeza e a segurança para governar o nosso estado. Desejo a todos um excelente debate e espero que tenhamos respeito. Quero ser o melhor governador que Mato Grosso do Sul já teve. Merecemos muito ser um estado competitivo”, disse.

Eduardo Riedel (PSDB): “Sou Eduardo Riedel, tenho uma longa trajetória de serviços prestados ao Mato Grosso do Sul, sempre tive como foco o resultado para as pessoas. Fui convidado a ir para o Governo, como técnico, para mudar um modelo de gestão, colocar mais resultado, mais foco, visando construir politicas publicas que possam resultar em modelos mais eficientes à população. E é dessa maneira que quero conduzir as discussões para o Governo do Estado”, disse. Por fim, destacou que seu plano é um “ciclo de prosperidade com justiça social inclusivo, que vê a sustentabilidade do processo e uso de tecnologia para ganhar eficiência”.

André Puccinelli (MDB): “Boa noite os companheiros. Sou nascido 2 julho de 1948, fui secretário de saúde, deputado estadual por 2 vezes, deputado federal, prefeito e governador. Em nossos mandatos, priorizamos ação social em atenção às pessoas através de saúde de excelência exercida na prefeitura, da primeira Capital do Brasil com escolas informatizadas em 1999. Desfavelando Campo Grande, levamos para o governo do Estado, 74 mil casas, 213 mil empregos através da isenção fiscal e tributária. Para o futuro com desenvolvimento sustentável, eixo no meio ambiente, educação e saúde , por isso escolhemos Tânia Garib para vice, que foi presidente do Fórum Nacional de Assistentes Sociais”.

Giselle Marques (PT): “Tivemos o maior programa de ajuda aos mais pobres. Nós inclusive visitamos aldeias e tivemos informação que os únicos brinquedos que muitas crianças indígenas tiveram foi na nossa gestão. Nós distribuíamos cestas e vamos continuar com este trabalho. O melhor projeto de inclusão social foi no governo ”.

Capitão Contar (PRTB): “Aos que vão nos acompanhar nas próximas hora faço o convite para que conheçam minha história, trabalho e propostas. Sou Capitão Contar, oficial de Intendência do Exército Brasileiro, formado na Academia Militar as Agulhas Negras para funções administrativas e logísticas além de gerenciar recursos humanos e financeiros Estou há 20 anos servindo nosso país e estou preparado para enfrentar essa missão. Como deputado estadual fiscalizei, defendi os sul-mato-grossenses e apresentei projetos para combater a corrupção e levar mais eficiência transparência à gestão pública. Cheguei aqui com a consciência limpa e a certeza que podemos fazer uma gestão que vai priorizar o cidadão e não interesse de grupos políticos. Chegou hora de valer a vontade popular e de renovar de verdade o governo de Mato Grosso do Sul. Que possamos ter um debate limpo com foco nas propostas”.

Magno de Souza (PCO): “Boa noite para todos. Sou índio guarani, sou do partido do PCO e moro numa retomada onde sofremos ataque da Polícia Militar e ataque dos ‘jagunços' dos latifundiários. Estou meio rouco devido aos ‘jagunços' de segurança privada que meteram fogo lá, meteram tiro na casa das famílias. Por isso me sinto muito revoltado, muito chocado com o que está acontecendo com nós indígenas. E para isso que me candidatei para denunciar esses latifundiários e denunciar esse governador, que diz que é governador e está governando nosso Mato Grosso do Sul. Será que nós podemos chegar até esse ponto? Será que nós devemos, merecemos levar bala? Será que nós merecemos ficar sem casa, nós estamos dormindo no chão, não temos comida, famílias passando fome, a Sesai não entra nas aldeias, não temos atendimento escolar, minhas crianças não estão podendo ir na escola. Isso é a minha indignação, então me candidatei a governador para denunciar e junto com Lula presidente meu número é 29”.

Rose Modesto (União Brasil): “Para você que está nos assistindo saiba da importância de nos acompanhar até o final porque daqui pode sair o governador ou governadora. Acredito e prefiro que seja uma governadora, que vai poder resolver ou não o problema saúde, educação, geração de emprego e de tantas outras áreas importantes. Sou professora de formação, passei 12 anos cuidando de crianças e jovens, fui vereadora duas vezes, vice-governadora, secretária de Estado e estou como deputada federal trabalhando pelo Brasil. No entanto, muito mais preocupada e pensando nos brasileiros de Mato Grosso do Sul. Estou no maior desafio da minha vida, movida pelo pedido de muitos apoiadores que querem uma governadora”.

Marquinhos Trad (PSD): O candidato do PSD, Marquinhos Trad, relembrou sua trajetória política nos 90 segundos iniciais. “Estou aqui porque quero uma mudança. Não se pode ficar omisso diante de um estado rico, com mais de 1,2 milhão de pessoas passando fome”. Trad citou que tem mais de 25 anos, entre os poderes Legislativo e Executivo, “sempre defendendo os mais necessitados”. O último cargo que exerceu foi o de prefeito de Campo Grande, entre janeiro de 2017 e abril de 2022.

2º bloco

Neste bloco, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta para outro candidato, que será sorteado na hora. Os questionamentos deverão ser sobre os seguintes temas: Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura e Saneamento, Combate à Corrupção e Transparência, Servidor Público, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Habitação, Ambiente, Turismo, Impostos e Assistência Social.

Pergunta: 45 segundos

Resposta: 2 minutos

Réplica: 45 segundos

Tréplica: 45 segundos

3º bloco

Neste, cada candidato terá total liberdade para escolher um candidato para questionar e qual pergunta irá realizar. Cada candidato poderá ser escolhido para responder apenas uma vez.

Pergunta: 45 segundos

Resposta: 2 minutos

Réplica: 45 segundos

Tréplica: 45 segundos

4º bloco

Neste, cada candidato poderá fazer uma pergunta para outro concorrente sorteado na hora. Neste bloco, será sorteado outro postulante para comentar a resposta. Logo após o comentário, quem perguntou poderá realizar réplica e quem respondeu pode fazer tréplica.

Pergunta: 45 segundos

Resposta: 2 minutos

Comentário: 1 minuto

Réplica: 45 segundos

Tréplica: 45 segundos

No 5º bloco, será realizado novo sorteio.

Onde acompanhar?

O Debate Midiamax é transmitido ao vivo no site do Jornal Midiamax e também em tempo real no canal do YouTube e na página no Facebook.

A TVE (Canal 4.1 em Campo Grande, 13.1 em Dourados e Região e Canal 15 da NET), a TV Imaculada (Canal 15.1 UHF e 521 da NET em Campo Grande), na Rádio Difusora (101.9 FM) e também poderá ser acompanhado em tempo real por eleitores dos 79 municípios sul-mato-grossenses, em diversas outras emissoras do Estado que vão transmitir o evento.