Confira como checar o local de votação pelo WhatsApp da Justiça Eleitoral

Além do local de votação, ferramenta mostra situação eleitoral

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
local
Foto: Freepik.

Local de votação direto no seu WhatsApp? É o que a Justiça Eleitoral proporciona aos eleitores pelo número que passa essa e outras informações em poucos minutos.

A ferramenta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa o local de votação, situação eleitoral e mostra a checagem de algum fato sobre as eleições. Com apenas alguns cliques é possível ter até mesmo o mapa de localização do local de votação para as Eleições de 2022.

Vale destacar que os eleitores também podem verificar fatos sobre as eleições e recebem dicas de como descobrir se uma informação é verdadeira. Além disso, é possível ver a situação eleitoral e emitir o certificado de quitação com a Justiça Eleitoral.

Contatinho da Justiça Eleitoral

Para fazer uso destas funcionalidades, basta salvar o contato 061 9637-1078. Logo após salvar o número, basta atualizar sua lista de contatos do WhatsApp e procurar pelo nome que salvou.

Depois é só enviar um ‘oi’ para a Justiça Eleitoral que já vai te enviar o menu de opções. Então, você pode escolher entre os oito serviços: biometria, local de votação, fato ou boato?, situação eleitoral, certidão de quitação, segurança da urna, ouvidoria e outros tópicos.

Assim, quando você seleciona a opção de local de votação, o sistema te pede algumas informações como CPF, data de nascimento e o nome da mãe.

Já para fatos ou boatos, é possível ver as verificações já realizadas pela Justiça Eleitoral. Além disso, o TSE compartilha dicas de como garantir a veracidade das informações que consome na internet.

Conteúdos relacionados