Pular para o conteúdo
Política

Câmara de Campo Grande mantém veto à criação de “vaga zero” na rede pública de ensino

Prefeitura alegou que proposta é inviável e invade competência do Poder Executivo
Adriel Mattos -
vereadores
Plenário Oliva Enciso durante sessão ordinária já realizada anteriormente. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)

A Câmara Municipal de manteve, na sessão desta quinta-feira (13), o Veto Total ao Projeto de Lei 10.286/2021, que cria o programa Vaga Zero na rede pública de ensino. Outros três vetos e três projetos de lei foram discutidos.

A proposta é de autoria do vereador Valdir Gomes (PSD). A prefeitura justificou, por meio de parecer da (Secretaria Municipal de Educação), que a proposição é inviável devido à alta procura na faixa etária antes dos 4 anos completos. No veto, o Executivo alega ainda invasão de competência em legislar.

Também foi mantido o Veto Total ao 10.322/2021, que criaria o Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural do Bairro Tiradentes. 

A proposta é de Clodoilson Pires (Podemos); Riverton de Souza, o Professor Riverton (PSD) e Alírio Villasanti Romero, o Coronel Alírio Villasanti (União). No veto, a prefeitura alega questão técnica, justificando a necessidade de estudos técnicos e planejamento financeiro.

Também foi mantido o veto total ao Projeto de Lei 10.532/2021, que institui a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas de Campo Grande. No veto, a prefeitura argumenta que atua na educação infantil e ensino fundamental, prioritariamente na faixa até 14 anos, não considerando tecnicamente viável a proposta. A proposta é de Ronilço Cruz de Oliveira, o Ronilço Guerreiro (Podemos).

Os vereadores mantiveram ainda o veto total ao Projeto de Lei 10.375/2021, que estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida na rede municipal de ensino. A prefeitura argumenta que a proposta cria obrigações às escolas, invadindo competência do município. 

A proposta é de Professor Riverton; Gilmar Neri de Souza, o Gilmar da Cruz (Republicanos), André Luís Soares de Oliveira, o Professor André Luís (Rede); Juari Lopes Pinto, o Professor Juari (PSDB); (PSD); Victor Rocha Pires de Oliveira, o Dr. Victor Rocha (PP), e Ronilço Guerreiro.

Além de manter vetos, Câmara de Campo Grande aprovou três projetos

Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 10.755/2022, que revoga dispositivo da Lei 6.747/2021, que dispõe sobre o transporte remunerado individual de passageiros. 

A proposta da prefeitura retira a exigência do inciso XIV do artigo 25, que trata como infração de natureza média do motorista “exercer a sua atividade estando vinculado a uma OTT que não realizou o cadastramento no órgão municipal de transporte e trânsito”. A justificativa é que a retirada da norma busca resguardar os motoristas que não têm como ter controle do cadastramento feito pelas operadoras.

Já em segunda discussão, mais duas propostas foram apreciadas. Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 10.491/2022, que institui a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e a Feira Cultural Social das Entidades de Pessoas com Deficiência, entre os dias 26 a 30 de setembro. A proposta é de João Batista da Rocha, o Professor João Rocha (PP).

Também foi aprovado o Projeto de Lei 10.405/21, que dispõe sobre a instituição do Programa Escola de Pais em Campo Grande. O programa tem objetivo de identificar problemas que ultrapassam a pasta da educação, possibilitando realizar o encaminhamento para o órgão competente que lidará com a questão do aluno. A proposta recebeu uma emenda e é de Loester Nunes de Oliveira, o Dr. Loester (MDB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bandeira da comunidade LBGT - (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Condutor perde controle e veículo tomba para fora da pista em rodovia de MS

stf ilustrativa divulgação (1)

STF põe fim à discussão acerca da criação do ensino domiciliar

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Colisão frontal entre picape e carreta na BR-262 deixa um ferido em Aquidauana

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é suspeita de fugir de casa com salário do marido em Campo Grande

Dinheiro seria usado para pagar o aluguel onde o casal vivia com as filhas

Polícia

Motoqueira de aplicativo some com mega hair de cliente avaliado em mais de mil reais

Vítima procurou a delegacia para registrar queixa contra a motociclista que não entregou o aplique

Esportes

Seleção brasileira feminina de futebol estreia em 2025 com derrota em amistoso com os EUA

Time dirigido pelo técnico Arthur Elias teve um início ruim no SoFi Stadium

Esportes

Luiz Gustavo é internado com dores do peito e desfalca o São Paulo por tempo indeterminado

Jogador de 37 anos realizou exames de imagem que detectaram um tromboembolismo pulmonar