Pular para o conteúdo
Política

Assembleia aprova aumento no subsídio do vice-governador e dos secretários de MS

Assembleia também aprovou outros 19 projetos em sessão ordinária desta terça-feira (20)
Dândara Genelhú -
assembleia
Foto: Luciana Nassar, Alems

Nesta terça-feira (20), os deputados aprovaram 20 projetos de lei apreciados em sessão ordinária na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Então , foi aprovado o projeto de lei nº 289/2022, que fixa o subsídio do governador, vice-governador e secretário de Mato Grosso do Sul.

A é autora do projeto, aprovado em primeira discussão. Assim, o subsídio do vice-governador aumenta para R$ 35.462,27 e dos secretários para R$ 34.398,40.

Também em primeira discussão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 287/2022, que estabelece requisitos e condições de transação de créditos para o Estado de Mato Grosso do Sul, suas autarquias e fundações.

Além disso, outros dois projetos foram apreciados em primeira discussão. O projeto nº 277/2022 institui a Semana de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce da Síndrome de Guillain-Barré. O deputado (PP) é autor do projeto.

De autoria do presidente da Casa, deputado (PSDB), o Projeto de Lei nº 196/2022 foi aprovado. A matéria dispõe sobre o direito de o consumidor obter gratuitamente a 2ª via de comprovantes de pagamento ou de extratos bancários de instituições financeiras.

Segunda discussão

Então, duas matérias do deputado Marçal Filho (PSDB) foram aprovadas em segunda discussão. O Projeto de Lei nº 118/2020 trata sobre a prevenção e redução da mortalidade materna, infantil e fetal durante o período da pandemia da Covid-19.

A matéria de número 3/2022 cria a “Semana da Cidadania” com palestras sobre cidadania, educação financeira e defesa do consumidor em escolas públicas e privadas. Os parlamentares aprovaram três matérias do deputado Herculano Borges (Republicanos).

O Projeto de Lei nº 174/2020, que cria e define diretrizes para a Política Pública “Menstruação Sem Tabu” de Conscientização sobre a Menstruação. Já o projeto nº 97/2021 obriga a afixação de placas sobre a adoção de nascituro nas unidades públicas e privadas de saúde.

E o terceiro é o Projeto de Lei nº 220/2022, que cria o Dia Estadual do Frentista, a ser comemorado, anualmente, em 4 de março. Barbosinha (PP) teve duas matérias aprovadas. O Projeto de Lei nº 129/2022 assegura às pessoas com Síndrome de Down e a um acompanhante, o direito à meia-entrada em eventos. A proposta nº 255/2022, que inclui no Calendário oficial de eventos de MS o ‘Encontro Regional de Veículos Antigos de ‘. Assim, deve ser comemorado, anualmente, na primeira quinzena de maio.

Divulgação de pessoas desaparecidas

Paulo Corrêa (PSDB) teve uma matéria aprovada. A proposta nº 83/2022 determina que as concessionárias de energia, água, gás e telefonia, divulguem fotografias de pessoas desaparecidas nas contas.

Então, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 130/2022, de autoria do deputado Capitão Contar (PRTB). A matéria altera a Lei 4.086/2011, que dispõe sobre a gratuidade ou desconto a pessoas idosas ou com deficiência no transporte rodoviário intermunicipal.

Além disso, foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei nº 407/2021, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos). A matéria cria a Campanha Estadual Idosos Órfãos de Filhos Vivos no mês de outubro.

Apenas duas propostas do Executivo foram aprovadas em segunda discussão. A matéria de número 235/2022 acrescenta e altera a redação de dispositivos das Leis 3.150, 3.545 e 4.487. Assim, altera a legislação previdenciária do Estado.

Já o Projeto de Lei nº 288/2022 altera a Lei 1.810/1997. Este dispõe sobre os tributos de competência do Estado. Agora, as matérias seguem para redação final.

Discussão única e redação final

Por fim, o Projeto de Lei 125/2022 foi aprovado em discussão final. A matéria é de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB) e altera a Lei 2.073/2000 — Política Estadual do Idoso . Assim, muda o texto para incluir a atenção aos idosos vítimas de qualquer tipo de violência como diretriz da Política Estadual do Idoso.

Então, outras duas propostas do Executivo foram apreciadas e aprovadas. Os Projetos de Lei 278/2022 e 280/2022 são relativos à ordenação da administração estadual.

Assim, o primeiro reorganiza a estrutura básica do Poder Executiva, para ter configuração mais enxuta. Já o segundo dispõe sobre o quadro geral de cargos de provimento em comissão do grupo de direção e assessoramento dos órgãos da administração direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo.
Nova sessão
Por fim, o deputado e presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa convocou os deputados para sessões extraordinárias. Duas reuniões acontecerão na quarta e quinta-feira para que os deputados apreciem as matérias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gloria Perez se demite após TV Globo vetar novela sobre aborto; entenda

Semana começa com 3.626 oportunidades de emprego na Capital e interior de MS

Cunhados são presos suspeitos de tráfico de drogas em Campo Grande

Após se masturbar em rua de Dourados, homem é preso por policiais militares

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem dejavu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

studio ghibli pessoas falecidas

‘Mistura de sentimentos’: trend do Studio Ghibli surpreende ao ‘trazer de volta’ pessoas falecidas

Últimas Notícias

Política

Eleitores de Bandeirantes vivem dejavu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Pela 2ª vez, cidade aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral para definição de prefeito

Polícia

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

Com o scanner, os peritos ‘revisitam’ a cena do crime várias vezes

Polícia

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Levantamento considera dados do primeiro trimestre de 2025, comparados ao período correspondente do ano passado. Apesar dos casos, o feminicídio apresentou redução de 36%

Política

Corumbá formaliza acordo com Defensoria Pública da União para atendimento de migrantes

Solenidade contou com a presença do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias