Durante sessão realizada na manhã desta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou projeto para conceder a Medalha Dr. Arlindo Andrade Gomes ao nadador Gomes de Deus, de 30 anos, multicampeão que foi finalista olímpico nos Jogos de Tóquio 2020, no último dia 27 de julho. 

Nenhum dos membros da Casa votou contra a proposta, apresentada pelo vereador Otávio Trad (PSD). O objetivo é convidar o atleta para receber pessoalmente a homenagem na próxima semana. Todavia, caso não seja possível, será feito envio a ele.

A medalha é uma honraria concedida às pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento da Capital ou que tenham representado o município de forma relevante. Leo de Deus, como é mais conhecido, nasceu em Campo Grande, em janeiro de 1991, no entanto, cresceu em outros estados.

Por conta do pai militar, ele deixou e começou a nadar em Belém, no Pará, aos 12 anos. Depois, mudou-se para Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Ele foi duas vezes finalista em Mundiais, duas vezes vice-campeão do Pan Pacífico e tricampeão dos Jogos Pan Americanos.

Nas Olimpíadas de Tóquio, o nadador fez o melhor tempo de sua carreira e ainda marcou seu nome na história, com o melhor desempenho de um brasileiro na prova de 200 metros borboleta. Por conta dos resultados expressivos e do reconhecimento internacional, os vereadores decidiram premiá-lo com a medalha.