Política

Vereador apresenta projeto para discutir e combater notícias falsas em Campo Grande

Câmara Municipal está em recesso e retoma sessões, quando o projeto poderá ser avaliado, em agosto

Mayara Bueno Publicado em 21/07/2021, às 08h08

Câmara Municipal de Campo Grande
Câmara Municipal de Campo Grande - (Foto: Izaías Medeiros, Câmara Municipal de Campo Grande)

Projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Campo Grande prevê mês de conscientização, orientação e combate às fake news, promovido em outubro. Os vereadores estão em recesso parlamentar e retomarão as sessões em agosto.

Se aprovada, a medida quer promover palestras, debates, rodas de conversa e ações educativas em locais estratégicos e de fácil acesso à população, de acordo com o texto de autoria do vereador Valdir Gomes (PSD).

Ainda, estão previstos convênios e parcerias com entidades sem fins lucrativos e com instituições que discutem o tema, para fazerem eventos, campanhas e atividades de conscientização, orientação e combate às notícias falsas.

Na justificativa, aponta-se a necessidade de demonstração do risco de criar e disseminar informações inverídicas. "O largo acesso às redes sociais vem facilitando a disseminação de notícias falsas, sendo de extrema importância conscientizar a população da necessidade da checagem da fonte da notícia/informação antes de enviar a novas pessoas".

Jornal Midiamax