Pular para o conteúdo
Política

TSE começa a decidir se Bandeirantes e Paranhos terão novas eleições na sexta-feira

Tribunal pode determinar novas eleições em decisões sobre recursos que tentam derrubar impugnação de prefeitos eleitos sub judice.
Arquivo -

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pautou os julgamentos de dois processos que podem culminar na de novas eleições para prefeito em e Paranhos. A sessão por meio eletrônico que vai analisar recursos dos candidatos eleitos sub judice nos dois municípios está marcada para começar na sexta-feira (19), com até o próximo dia 25.

Em Bandeirantes, Álvaro Urt (DEM) venceu as eleições de novembro do ano passado com 50,63% dos votos válidos. Mas o democrata, então prefeito, havia sido cassado pela Câmara de Vereadores dois meses antes, após o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrar a Operação Sucata Preciosa. A ofensiva investigou emissão de notas fiscais frias no serviço de manutenção da frota de veículos da prefeitura.

Urt teve a candidatura impugnada e recorreu. Em dezembro do ano passado, o relator do recurso no TSE, ministro Alexandre de Moraes, rejeitou a investida e ainda declarou prejudicado o pedido liminar. O democrata recorreu novamente.

Eleito sub judice em Paranhos tem dois recursos pautados

Já em Paranhos, Heliomar Klabunde (MDB) recebeu 61,67% dos votos nas eleições de 2020. Mas ele também teve candidatura impugnada.

O emedebista já foi prefeito do município e, na ocasião, teve reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) as contas relacionadas à execução de um convênio com o governo federal. Por isso, caiu na Lei da Inelegibilidade.

O ministro Mauro Campbell Marques rejeitou pedido liminar para reverter a impugnação, em dezembro de 2020. Klabunde, então, recorreu da sentença.

Além do recurso especial eleitoral, Heliomar Klabunde ainda ingressou com uma tutela cautelar antecedente para tentar garantir sua diplomação e posse. A sessão eletrônica que começa nesta sexta-feira também servirá para julgar o pedido, já negado em caráter liminar.

Se rejeitadas as apelações dos prefeitos eleitos sub judice, o TSE deve determinar a convocação de eleições suplementares. Foi o que aconteceu em Sidrolândia, onde Daltro Fiuza (MDB) venceu, mas não levou. O novo pleito na cidade está marcado para o dia 11 de abril.

TSE também vai julgar processos das eleições de 2016

Além dos processos que podem provocar novas eleições, a sessão de julgamento do TSE por meio eletrônico com início no próximo dia 19 também tem na pauta outros dois recursos eleitorais oriundos de Mato Grosso do Sul.

Um deles é de Cleversom Bertelli, que concorreu à prefeitura de Coronel Sapucaia em 2016 e acabou condenado por abuso de poder econômico. O caso envolve obstrução à realização de atos partidários do então adversário e financiamento de campanha por um traficante de drogas paraguaio.

O segundo diz respeito à denúncia do DC (Democracia Cristã), de pelo então candidato a prefeito de em 2016, Robinho Samara. Ele acabou eleito, mas não concorreu a novo mandato no ano passado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Pedreiro está entre as vagas oferecidas

Está na lista? Campo Grande divulga selecionados para vagas de coveiro e pedreiro

PF encontra e apreende cerca de US$ 10 mil na casa de Bolsonaro

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

bebê

Do banho à alimentação, bebês requerem cuidados especiais nos dias frios de MS

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

bolsonaro

Bolsonaro e sede do PL são alvo de busca e apreensão da PF em Brasília

bolsonaro

Alvo da PF, Bolsonaro vai usar tornozeleira eletrônica e ficar sem redes sociais

Últimas Notícias

Polícia

Atacado por 3 pit bulls, rapaz sai do coma e deve passar por terceira cirurgia em Campo Grande

Rapaz teve o tímpano afetado após perder a orelha durante o ataque dos cachorros

Política

Vander garante novos investimentos para saúde a municípios de MS

A edição 2025 do PAC Seleções da Saúde foi aberta em fevereiro deste ano e permitiu aos estados e municípios solicitar investimentos para áreas específicas da saúde

Famosos

Ex-BBB Paula Amorim sofre terceira perda gestacional: ‘Tristeza’

Casada com Breno Simões, Paula Amorim fez um duro desabafo após sofrer a terceira perda gestacional em menos de dois anos; entenda

Cotidiano

MS tem 117 mil motoristas com CNH vencida há mais de 5 anos; saiba como renovar

Além do processo normal de renovação, os motoristas nessa condição precisam fazer um curso de atualizações ou apenas uma prova teórica