Pular para o conteúdo
Política

TSE começa a decidir se Bandeirantes e Paranhos terão novas eleições na sexta-feira

Tribunal pode determinar novas eleições em decisões sobre recursos que tentam derrubar impugnação de prefeitos eleitos sub judice.
Arquivo -

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pautou os julgamentos de dois processos que podem culminar na convocação de novas eleições para em e . A sessão por meio eletrônico que vai analisar recursos dos candidatos eleitos sub judice nos dois municípios está marcada para começar na sexta-feira (19), com término até o próximo dia 25.

Em Bandeirantes, Álvaro Urt (DEM) venceu as eleições de novembro do ano passado com 50,63% dos votos válidos. Mas o democrata, então prefeito, havia sido cassado pela Câmara de Vereadores dois meses antes, após o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrar a Operação Sucata Preciosa. A ofensiva investigou emissão de notas fiscais frias no serviço de manutenção da frota de veículos da prefeitura.

Urt teve a candidatura impugnada e recorreu. Em dezembro do ano passado, o relator do recurso no TSE, ministro Alexandre de Moraes, rejeitou a investida e ainda declarou prejudicado o pedido liminar. O democrata recorreu novamente.

Eleito sub judice em Paranhos tem dois recursos pautados

Já em Paranhos, Heliomar Klabunde (MDB) recebeu 61,67% dos votos nas eleições de 2020. Mas ele também teve candidatura impugnada.

O emedebista já foi prefeito do município e, na ocasião, teve reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) as contas relacionadas à execução de um convênio com o . Por isso, caiu na Lei da Inelegibilidade.

O ministro Mauro Campbell Marques rejeitou pedido liminar para reverter a impugnação, em dezembro de 2020. Klabunde, então, recorreu da sentença.

Além do recurso especial eleitoral, Heliomar Klabunde ainda ingressou com uma tutela cautelar antecedente para tentar garantir sua diplomação e posse. A sessão eletrônica que começa nesta sexta-feira também servirá para julgar o pedido, já negado em caráter liminar.

Se rejeitadas as apelações dos prefeitos eleitos sub judice, o TSE deve determinar a convocação de eleições suplementares. Foi o que aconteceu em Sidrolândia, onde Daltro Fiuza (MDB) venceu, mas não levou. O novo pleito na cidade está marcado para o dia 11 de abril.

TSE também vai julgar processos das eleições de 2016

Além dos processos que podem provocar novas eleições, a sessão de julgamento do TSE por meio eletrônico com início no próximo dia 19 também tem na pauta outros dois recursos eleitorais oriundos de .

Um deles é de Cleversom Bertelli, que concorreu à prefeitura de Coronel Sapucaia em 2016 e acabou condenado por abuso de poder econômico. O caso envolve obstrução à realização de atos partidários do então adversário e financiamento de campanha por um traficante de drogas paraguaio.

O segundo diz respeito à denúncia do DC (Democracia Cristã), de compra de votos pelo então candidato a prefeito de Aparecida do Taboado em 2016, Robinho Samara. Ele acabou eleito, mas não concorreu a novo mandato no ano passado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso por abusar de sobrinha de cinco anos

Palmeiras vacila, mas encontra gol no acréscimo e bate o Sporting Cristal na Libertadores

Motoristas envolvidos em racha que matou jovem e feriu cinco são condenados em júri popular

Itamaraty dialoga com Paraguai para reduzir crise sobre espionagem

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Motoristas envolvidos em racha que matou jovem e feriu cinco são condenados em júri popular

Empresário morre em acidente com capotamento de caminhonete na BR-158

Últimas Notícias

Sem Categoria

Após denúncia com imagens de câmera, homem é preso por agredir esposa em via pública

Denunciante encaminhou vídeo da agressão

Polícia

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em MS prende casal com 8 kg de cocaína

A droga estava escondida nos pneus de uma caminhonete

Trânsito

VÍDEO: parte de árvore da Orla Morena cai sobre veículos na Avenida Noroeste

“Caiu árvore na orla, em cima de carro e moto”, disse um morador

Esportes

Internacional busca a igualdade com o Bahia em 1º duelo entre brasileiros na Libertadores 2025

Com o resultado, os dois times somam o primeiro ponto no Grupo F