Pular para o conteúdo
Política

PT expulsa de seus quadros professor denunciado por estuprar afilhada e mais 2 jovens

Casos são investigados por Delegacia de Aquidauana; partido pede que filiados afastem filiados suspeitos de crimes do gênero.
Arquivo -

O professor de Aquidauana –a 139 km de Campo Grande– que é investigado pelo estupro da afilhada, da irmã dela e de uma mulher que, hoje, tem 38 anos (mas teria sido abusada aos 15), foi expulso dos quadros do PT. A medida, adotada pelo Diretório Municipal do partido, foi referendada pela cúpula estadual petista, conforme nota.

O suspeito, que já ocupou posto na direção da legenda em Aquidauana, também integrou a diretoria da Fetems (Federação dos Trabalhadores na Educação de Mato Grosso do Sul), da qual foi afastado. O professor foi secretário de Políticas Municipais da federação e, ainda, integrou a direção de 2 sindicatos.

Os casos de violência sexual são investigados pela DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher de Aquidauana) e, mesmo sem a conclusão do inquérito, o PT decidiu tomar a medida.

A Comissão Executiva Municipal do PT de Aquidauana, em nota, pontuou que decidiu pela exclusão do quadro levando em consideração artigo do seu estatuto que prevê a expulsão em casos de “fortes indícios de violação de dispositivos pertinentes à disciplina e à fidelidade partidária” que possam prejudicar a agremiação.

“O Partido dos Trabalhadores reforça o seu compromisso aos princípios éticos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como o seu dever de combater, por todos os meios ao seu alcance, a exclusão social, a desigualdade, e quaisquer formas de discriminação quanto ao sexo, à raça, à etnia, à religião, à condição econômica, à atividade profissional, às convicções políticas, a qualquer condição de deficiência, de idade, de orientação sexual, bem como os atos de assédio moral, sexual, a pedofilia, a violência doméstica e outros da mesma natureza”, frisa a nota, conforme divulgado pelo site O Pantaneiro.

Também em nota assinada por seu presidente, Valdimir Ferreira, o Diretório Regional do PT comunicou referendar a decisão do Diretório Municipal. “Mesmo sem conhecer o inteiro teor da denúncia (face ao sigilo da investigação e ação penal) é de se reconhecer que, nesse momento, impera a presunção de veracidade da palavra da vítima”, destacou o comunicado.

A direção estadual ainda considera que “o PT orienta seus diretórios municipais e filiados a se manterem vigilantes para não tolerar práticas de violência, devendo afastar supostos agressores tão logo tomem conhecimento de evidências desses crimes, reportados ou não às autoridades policiais”, e que “é importante rememorar que nenhuma violência física, sexual ou psicológica pode ser tolerada em nosso meio, em especial em desfavor de mulheres, crianças e adolescentes e demais minorias raciais, étnicas, orientação sexual ou política”.

O professor é investigado por estuprar a afilhada, hoje com 18 anos, e a irmã dela, de 15. O caso veio à tona no dia 7 de janeiro, quando a primeira vítima revelou os abusos à mãe. Depois, a irmã informou ter sido violentada.

Uma mulher de 38 anos também acusou o professor de a estuprar há 22 anos, durante uma viagem à praia da qual o autor e sua família participaram.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De volta à Sul-Americana após nove anos, Vitória busca empate diante do Universidad de Quito

Adolescentes são encontrados mortos já em estado de decomposição em MS

Grêmio joga mal, mas bate Sportivo Luqueño na estreia da Copa Sul-Americana

Mulher fica em estado gravíssimo ao sofrer golpes de faca na cabeça

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

O motorista seguia com a S-10, sentido ao Bairro Los Angeles

Trânsito

VÍDEO: picape cai em cratera de rua no Parque do Sol

Moradores tiveram que ajudar o condutor, para retirar o veículo do local

Esportes

Botafogo mostra evolução, mas perde para o Universidad de Chile na estreia da Libertadores

Campeão brasileiro fica sem pontuar no Grupo A

Polícia

Dois são presos por furto de ferramentas em construção de creche

Responsável pela obra, ao chegar pela manhã no local para dar início aos trabalhos, constatou o furto