Política

Projeto de lei quer dose adicional de vacina contra a Covid-19 para idosos e pessoas com comorbidades

Texto esclarece que para dose adicional, é preciso comprovar ausência de anticorpos após duas doses da vacina

Renata Volpe Publicado em 21/06/2021, às 12h12

Deputado João Henrique Catan (PL), é autor do projeto
Deputado João Henrique Catan (PL), é autor do projeto - Reprodução

Projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), quer a disponibilização de dose adicional de vacina contra a Covid - 19, para idosos e pessoas com comorbidades, em todo o Estado, caso estas pessoas comprovem a ausência de anticorpos após as duas imunizações.

A proposta legislativa é do deputado João Henrique Catan (PL). Segundo o texto, para que o idoso ou a pessoa com comorbidade, já vacinados, possam receber a dose adicional, caso o projeto de lei seja sancionado pelo governo estadual, será obrigatória a apresentação de exames que comprovem a ausência de anticorpos.

De acordo com a justificativa de Catan, é preciso dar atenção a casos como estes. “Vacinas servem para treinar o sistema imunológico na resposta a um invasor que pode causar doenças. Quando o organismo humano recebe uma vacina, o corpo dá início a um processo de geração de memória imunológica que vai proteger o vacinado contra futuros ataques. É por isso a importância de uma dose adicional para aqueles que receberam as duas imunizações, mas perderam a imunidade após as duas doses da vacina contra a Covid-19”, diz.

Estudo conduzido por cientistas da USP, Unicamp, Universidade de Oxford, entre outras instituições, sugere que algumas variantes podem driblar a capacidade neutralizante dos anticorpos produzidos tanto por quem já pegou Covid-19, como por quem já recebeu duas doses. E que talvez seja necessária a aplicação de uma dose de reforço.

O projeto de lei passará pela análise dos membros da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Se aprovado, segue para plenário, a ser votado pelos depuados estaduais.

Jornal Midiamax